Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
protesto

Greve em porto da Argentina atrasa 57 embarcações de grãos

Uma greve feita por trabalhadores portuários no terminal de exportação agrícola da Argentina atrasou pelo menos 57 embarcações de grãos nesta sexta-feira, disse um oficial da guarda costeira.

Trabalhadores portuários pertencentes ao sindicato SOMU começaram uma paralisação indefinida na quinta-feira, evitando que barcos entrassem nos terminais no rio Paraná, na região de Rosário, um dos maiores centros de exportação de grãos do mundo.

O oficial da guarda costeira disse que o protesto, que ocorre enquanto produtores começam a colher as primeiras safras de milho e soja, atrasou 57 navios até agora.

Demandas salariais robustas -tradicionalmente negociadas em março e abril- se tornaram comuns na Argentina nos últimos cinco anos, à medida que sobe a inflação anual, atingindo mais de 20 por cento em 2011, de acordo com estimativas privadas.

A Argentina é um dos maiores fornecedores mundiais de milho, trigo e soja. Uma paralisação trabalhista prolongada em portos de grãos pode levar os preços globais da soja a subirem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.