O disputado mercado automotivo brasileiro vai ganhar um concorrente de peso na próxima semana. O Grupo SHC, do empresário Sergio Habib, investiu mais de R$ 380 milhões para trazer a marca chinesa JAC Motors ao Brasil. Somente em marketing serão gastos R$ 145 milhões em 2011, inclusive com a contratação do apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda da marca.
A recém-criada JAC Motors do Brasil, da qual Habib é o presidente, será responsável pela comercialização, marketing, assistência técnica, peças e pós-vendas dos veículos da montadora. As vendas globais da JAC Motors alcançam US$ 12 bilhões em 2010.
A entrada oficial da marca no mercado brasileiro ocorre na próxima sexta-feira que está sendo chamada de "Dia J" , quando serão abertas simultaneamente 46 concessionárias. O Grupo SHC será dono de 35 delas, nas quais foram investidos R$ 210 milhões. As outras 11 serão abertas por empresas parceiras.
Curitiba receberá uma loja própria da JAC, que está em fase de conclusão, na primeira etapa do projeto, ou seja, na próxima sexta-feira. O plano de expansão prevê a abertura de mais 35 revendas até o fim do ano e inclui as cidades paranaenses de Ponta Grossa, Cascavel, Londrina e Maringá as lojas serão abertas com parceiros já definidos.
A estreia da JAC nas avenidas brasileiras será com os modelos J3 e o sedã J3 Turim. Para se adaptar às condições locais, eles sofreram 242 alterações em relação ao modelo original, comercializado na China. "Esses são os veículos para entrar no segmento popular equipado, que hoje no Brasil é de 2 milhões de automóveis", aponta o presidente da JAC Motors Brasil, Sergio Habib, que já foi presidente da Citroën do Brasil e é considerado o maior distribuidor de carros do país. Até junho, o modelo J6 estará à venda e a versão J5 desembarca em setembro.
A expectativa do empresário é comercializar 35 mil unidades neste ano, o que representaria 1% do mercado de automóveis no Brasil. "Queremos chegar a 3% de market share em três anos", afirma Habib.
Atrativos
Segundo o empresário, a intenção da marca é atrair o consumidor destacando a equação custo x benefício por meio do "marketing agressivo". O modelo J3 será vendido por R$ 37,9 mil e o J3 Turim, por R$ 39,9 mil, sendo que ambos possuem versão única com todos os itens de série. Além disso, a JAC Motors do Brasil oferece garantia de 6 anos. "Sei da qualidade do produto que vamos vender e isso permite dar essa garantia", diz Habib.
Sobre os planos futuros de crescimento, inclusive sobre a possibilidade de montar uma fábrica da marca no Brasil, o empresário prefere aguardar a entrada da marca no território brasileiro para falar.
O jornalista viajou a convite da JAC Motors do Brasil.



