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Expoentes da mídia internacional, os jornais Guardian, Financial Times e Economist, a rede de televisão CNN e a agência de notícias Reuters fecharam um acordo para partilhar seus espaços de publicidade digital.

A iniciativa, chamada Pangaea Alliance, vai dar aos anunciantes acesso a mais de 110 milhões de leitores online através de um sistema programático de anúncios, numa estratégia para retomar o controle sobre gastos com publicidade que têm sido direcionados a gigantes da tecnologia como Microsoft, Google e Facebook.

“A singularidade da Pangaea reside na qualidade dos seus parceiros”, afirmou Tim Gentry, diretor global de receitas da Guardian News & Media e líder do projeto. “Sabemos que a confiança é o melhor meio de defesa da marca, por isso, nos unimos para potencializar os benefícios da publicidade dentro de ambientes de mídia confiáveis.”

A Pangea Alliance, a ser lançada em versão beta em abril, será gerenciada porque uma equipe de vendas que inclui membros de cada empresa de mídia. O grupo, que está negociando a entrada de outros integrantes, usará uma plataforma de publicidade programática operada pela Rubicon Project, uma companhia sediada em Los Angeles. Cada um dos participantes liberará 10% de seu estoque de espaço publicitário digital para a venda pela Pangea.

Transparência

Os parceiros envolvidos também vão compartilhar em primeira mão seus dados de audiência, o que, segundo o Guardian, vai oferecer aos anunciantes uma capacidade única de entender esse público premium. Os anunciantes pagarão pelo segmento de audiência visado, mas seus anúncios podem aparecer em qualquer dos sites operados pelas editoras participantes.

A iniciativa conjunta promete atingir um total de 110 milhões de leitores online em todo o mundo. Separadamente, CNN e Guardian respondem por uma audiência de 89 milhões e 43 milhões, respectivamente, de visitantes únicos mensais via desktop, segundo dados da ComScore.

O Facebook tem uma audiência estimada em 1,4 bilhão de usuários ativos mensais.

“A qualidade dos leitores do Financial Times é o que os nossos anunciantes compram”, disse Dominic Bom, diretor de vendas do jornal.

Mercado

O mercado de publicidade online global é estimado em US$ 60 bilhões (cerca de R$ 197 bilhões), segundo o WPP Group M.

No Reino Unido, Google e Facebook vão neste ano abocanhar metade do mercado digital, algo superior a 1 bilhão de libras (R$ 4,8 bilhões), de acordo com a eMarketer.

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