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A GVT foi a empresa de telefonia que mais se beneficiou da portabilidade numérica. Ela recebeu mais de 43% dos clientes totais da telefonia fixa que decidiram mudar de operadora preservando o número do telefone. Segundo balanço da portabilidade divulgado nesta quinta-feira (05) pela empresa, a GVT ativou 37 mil novos clientes pelo sistema da portabilidade, desde 1º de setembro do ano passado.

O diretor de Marketing e Produtos da GVT, Ricardo Sanfelice, disse, em entrevista coletiva, que aposta que a migração será maior quando a portabilidade chegar a grandes mercados, como Brasília, o que deverá ocorrer na próxima segunda-feira. Sanfelice observou que o balanço mostra um porcentual de migração ainda maior quando são consideradas apenas as cidades da área de atuação da GVT. Em Porto Alegre, por exemplo, a GVT foi o destino de 79% dos clientes que mudaram de operadora.

A GVT anunciou que pretende investir neste ano R$ 500 milhões, principalmente na expansão da cobertura dos serviços. No ano passado, o investimento foi maior, de R$ 700 milhões, quando a prioridade foi a expansão das redes. Sanfelice negou que a redução do investimento seja reflexo da crise financeira e afirmou que a empresa não sentiu retração na demanda.

O diretor da GVT não forneceu números fechados de 2008, que serão divulgados no balanço financeiro da companhia, mas disse apostar que o faturamento do ano passado superará o de 2007, que foi de R$ 981 milhões. Ele se baseia no resultado verificado até o terceiro trimestre de 2008, que foi de R$ 955 milhões.

A GVT surgiu como empresa espelho da Brasil Telecom e hoje tem 1,7 milhão de linhas telefônicas e 401 mil clientes de banda larga. A empresa atua em 80 cidades, entre elas as capitais dos Estados das regiões Sul, Centro-Oeste, além de Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA). Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a GVT só opera no mercado corporativo.

Segundo Sanfelice, a GVT passará a atuar, em abril, em mais uma grande cidade no mercado residencial, mas ele não revelou qual será. Apenas admitiu que São Paulo e Rio são mercados sempre em estudo na companhia. Nessas duas cidades, a expectativa é de que a GVT se beneficiará da portabilidade nos números que têm prefixo 0800, usados por empresas.

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