Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Armadilha

Hackers replicam Facebook para dar golpe

Site real do Facebook: armadilha o reproduz à perfeição para iludir o internauta |
Site real do Facebook: armadilha o reproduz à perfeição para iludir o internauta (Foto: )

Pesquisadores da empresa de segurança digital BitDefender detectaram uma onda de armadilhas direcionadas a usuários da rede de relacionamentos Facebook. O golpe é baseado em mensagens instantâneas enviadas automaticamente, com mensagens prometendo um "encontro ao vivo" se o usuário do Facebook acessar o link falsificado. Se seguir as instruções a vítima acaba por entregar suas senhas a um hacker. Esse tipo de artimanha é conhecida como phishing.

No caso desse spam via comunicação instantânea, o que induz o usuário ao erro é o fato de que o site do Facebook é imitado quase à perfeição pelos hackers. O endereço do site, no entanto, é ligeiramente diferente do verdadeiro. Iludido pelas semelhanças, o usuário digita seu nome de registro e senha, que são armazenados por meio de um script de php.

Os usuários precisam estar muito atentos a detalhes como nomes e endereços dos sites web e evitar seguir links recebidos por e-mail ou spam recebidos via messenger ou qualquer outro programa de comunicação instantânea. Se essas atitudes não forem observadas, suas credenciais poderão ser roubadas. Os phishers poderão então usá-las para colher endereços de e-mail, recuperar outros detalhes de contato armazenados nas contas ou em mensagens pós spam ou enviar malware disfarçado por anúncios em banner. Caso as senhas sejam as mesmas de outros serviços – internet banking, por exemplo – o dano potencial é ainda maior.

"Os usuários devem prestar atenção a todos os links que recebem por messenger ou e-mail," declara Vlad Valceanu, chefe de pesquisas anti-spam da BitDefender. "Além de prestar muita atenção aos nomes dos sites web, é importante que os usuários tenham uma solução de segurança instalada em seus sistemas para evitar ataques futuros."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.