Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ministros do governo Lula

Haddad contraria Silveira sobre suposta ampliação em tarifa social da conta de luz

haddad, silveira, ministros., lula, energia, tarifa social, isenção, desconto
Os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Fernando Haddad (Fazenda) (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom e Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse desconhecer qualquer intenção do governo Lula de ampliar a tarifa social da conta luz. A iniciativa faria parte de uma reforma do setor elétrico anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta quinta-feira (10).

Após a declaração de Silveira, o titular da Fazenda disse que entrou em contato com a Casa Civil para perguntar se o ministro Rui Costa tinha conhecimento sobre a medida.

“Não tem nenhum estudo na Fazenda nem na Casa Civil sobre esse tema. Então não chegou ao conhecimento nem do Palácio [do Planalto], nem da Fazenda […] Eu liguei para o Rui para saber se tinha alguma coisa e ele falou que não tem nada”, disse Haddad a jornalistas na sede da Fazenda, em Brasília.

VEJA TAMBÉM:

Reforma do setor elétrico

Mais cedo, Silveira prometeu isentar até 60 milhões de brasileiros com a ampliação da tarifa social de energia elétrica.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, a medida está prevista em uma proposta de reforma do setor que será enviada à Casa Civil até o fim deste mês.

“Estaremos fortalecendo e ampliando a tarifa social, que hoje é muito confusa. Vamos incluir quem consome até 80 kWh por mês”, afirmou Silveira.

Atualmente, só têm isenção total os consumidores que usam até 50 kWh mensais. Para o ministro, essa isenção cobre apenas “quatro bicos de luz e um ferro de passar”.

“Estamos reequilibrando o setor com justiça tarifária. Hoje, o pobre paga mais do que o rico para garantir a segurança energética, como o pagamento de térmicas e das usinas de Angra. No mercado livre, muitos não pagam ou pagam pouco por isso”, pontuou.

Ainda, segundo o ministro, a proposta de ampliação da isenção não exigirá saques do Tesouro Nacional. “Eu não considerei em nenhum momento. Eu só [quero] corrigir situações internas”, disse Silveira.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.