Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Proposta

Haiti aprova construção de hidrelétrica brasileira

Usina será capaz de atender 600 mil pessoas que hoje vivem sem eletricidade em Porto Príncipe

Depois de mais de um ano de indecisão, o presidente haitiano, René Préval, revelou ontem ao jornal O Estado de S. Paulo que aceita a proposta de construção de uma hidrelétrica brasileira orçada em pelo menos US$ 150 milhões. A usina será capaz de atender 600 mil haitianos que vivem sem eletricidade nos arredores da capital, Porto Príncipe.

A proposta é considerada a cartada mais alta do governo brasileiro para assumir a liderança na reconstrução do Haiti depois do terremoto de 12 de janeiro. Seu valor estimado representa três vezes mais do que o Brasil depositou até agora no Fundo de Reconstrução do Haiti.

"Nós passamos muito tempo discutindo a realocação das famílias que hoje vivem na área que será inundada pela hidrelétrica. Mas a decisão foi tomada e eu gostaria de anunciar em primeira mão ao Brasil que pretendo fazer com que as obras tenham início em julho", disse Préval.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez dessa hidrelétrica um de seus principais trunfos, em fevereiro, quando desembarcou em Porto Príncipe, em sua primeira visita oficial ao Haiti desde o desastre que deixou 230 mil mortos e 1,5 milhão de desabrigados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.