• Carregando...
 | Divulgação Harley-Davidson/AutoPapo
| Foto: Divulgação Harley-Davidson/AutoPapo

Com 115 anos de história, a Harley-Davidson não é apenas uma marca de motocicletas; ela se tornou um ícone pop, com fãs em todo o mundo que cultuam a tradição da fabricante norte-americana. Como quebras de paradigmas são difíceis, os produtos da marca se mantêm fiéis a uma série de características técnicas e de design. Mesmo assim, a empresa não pode abrir mão de se preparar para o futuro. Essa visão para os próximos anos está representada na LiveWire, a primeira motocicleta elétrica da Harley-Davidson.

A LiveWire está sendo lançada na maior feira de inovação do mundo, a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas (EUA). Ela é a primeira de um novo portfólio. Seu preço é de US$ 30 mil (cerca de R$ 110 mil). As primeiras unidades serão entregues serão em agosto.

LEIA TAMBÉM: 10 motos que marcaram época no Brasil

A futura moto elétrica Harley-Davidson se destacará pela facilidade em pilotar: o motor elétrico da LiveWire não requer embreagem nem troca de marchas, simplificando enormemente a operação para os novos pilotos. Além disso, há efeito de frenagem com o modo de regeneração de energia, uma vez que adiciona carga à bateria, especialmente em trânsito urbano intenso.

O motor elétrico que equipa a nova moto tem outra vantagem: o desempenho! A LiveWire acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos. O torque instantâneo é fornecido pelo motor elétrico H-D Revelation. O centro de gravidade mais baixo é outra vantagem desse propulsor. Ele fica na parte inferior da motocicleta, ajudando na agilidade.

Divulgação Harley-Davidson
AutoPapo

A LiveWire também possui Controle Eletrônico de Chassi e freios ABS com atuação otimizada em curvas e Controle de Tração. Os sistemas são totalmente eletrônicos e utilizam a mais recente unidade de medição inercial e tecnologia de sensor ABS.

Para que os fãs puristas da Harley-Davidson não se decepcionem, a LiveWire foi projetada para produzir o novo som característico das motos da marca conforme acelera e ganha velocidade.

Conectividade

A LiveWire é equipada com H-D Connect, que conecta motociclistas e suas motos por meio de smartphone. Essa tecnologia faz da LiveWire a primeira motocicleta elétrica conectada por celular do mercado de massa norte-americano. Com o H-D Connect, os dados são coletados e transferidos para o aplicativo para fornecer informações ao smartphone do piloto sobre: o status da carga da bateria e a autonomia disponível; indica a localização onde a moto foi estacionada e alertas podem ser enviados se ela for furtada; lembretes sobre os requisitos das próximas revisões e serviços.

LEIA TAMBÉM: Carros 2019: lançamentos para todas as garagens

LiveWire e futuro da Harley-Davidson

O lançamento da LiveWire faz parte dos objetivos estratégicos da Harley-Davidson de revigorar seus negócios nos EUA até 2027, acelerar o ritmo de crescimento internacional e construir a próxima geração de motociclistas em todo o mundo. A fabricante ainda pretende se estabelecer como líder na eletrificação do transporte em duas rodas.

“Estamos em um momento histórico da evolução dos transportes e a Harley-Davidson está na vanguarda”, afirma o CEO da empresa, Matt Levatich. “A inovação que move o corpo e a alma sempre esteve no centro da nossa marca, e este próximo capítulo da nossa história é sobre a criação de produtos e oportunidades para pilotos e futuros pilotos de todas as idades e estilos de vida”, conclui.

Siga ao Auto da Gazeta do Povo no Instagram:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]