A cervejaria holandesa Heineken está perto de fechar a compra das operações de cerveja da mexicana Femsa por quase US$ 8 bilhões. A informação foi publicada ontem pelo The Wall Street Journal, que cita "pessoas próximas ao assunto". Esse seria um final surpreendente para a venda da cervejaria mexicana, que no Brasil controla as marcas Kaiser, Summer, Sol, Bavária, Xingu e Santa Cerva.
A Heineken emergiu como a provável compradora dos negócios da Femsa depois que a britânica SABMiller, considerada por muitos como a líder na disputa, abandonou as negociações no mês passado.
Concorrência
A compra da unidade de cerveja da Femsa daria à Heineken uma grande fatia no México, um dos mercados de cerveja mais lucrativos do mundo, além de um incremento de 7 pontos porcentuais no mercado brasileiro. Também levaria a empresa a uma concorrência mais próxima com a gigante AB InBev, cuja subsidiária brasileira a AmBev detém 70% das vendas nacionais de cerveja por meio de diversas marcas, como Skol, Brahma e Antarctica.



