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Modelo apresenta novas criações de Helô Rocha. Estilista cria novas marcas para se diferenciar das demais. | PAULO WHITAKER/REUTERS
Modelo apresenta novas criações de Helô Rocha. Estilista cria novas marcas para se diferenciar das demais.| Foto: PAULO WHITAKER/REUTERS

“Todas as coisas boas chegam ao fim”. O comunicado enviado em setembro para clientes e a imprensa brasileira no fim de julho marcou o encerramento das atividades da grife Têca por Helo Rocha, com 10 anos de atividade.

O acontecimento ficou conhecido como “Velório da Têca”. Um mês depois, a estilista lançou sua marca homônima dividida em duas linhas: a Helô Rocha Black, especializada em vestidos de festa e de noiva feitos sob medida, e a Helô Rocha White, de peças mais casuais para o dia a dia, trabalhadas nas estampas.

Em maio, Helô já havia criado o vestido de noiva de Preta Gil.

A natalense teve o backstage mais concorrido do quarto dia da São Paulo Fashion Week. Enquanto autoridades da moda queriam desejar boa sorte para a criadora, repórteres faziam fila para entrevistá-la.

Alto custo

Quando perguntada sobre os motivos que a levaram a fechar uma marca e num período tão curto abrir outra, ela reclamou do preço dos impostos e do material. “Mas mesmo assim a gente cresce nas épocas de recessão. É quando temos espaço para mostrar quem é bom”, diz, confiante.

Depois disso, falou da acessibilidade ao design de moda proporcionado pelas grandes redes de fast-fashion, em que todo mundo consegue ter uma roupa descolada e na tendência do momento.

“Consequentemente, precisamos dar ao consumidor algo que seja único, que mais ninguém consiga fazer. É isso que vai convencê-lo de comprar minha marca”, diz.

Helô conta que fechou a Têca justamente para se dissociar da imagem do que produzia.

“Antes eu fazia muitas estampas, agora decidi fazer apenas o melhor. Prezando pelo handmade e o que é mais sofisticado. Não há espaço para a moda mais ou menos”, finaliza.

*A jornalista viajou a convite da SPFW
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