• Carregando...
Campos Neto e Fernando Haddad em encontro na última terça (19): na quinta (21), presidente do BC compareceu a confraternização do governo promovida por Lula.
Campos Neto e Fernando Haddad em encontro na última terça (19): na quinta (21), presidente do BC compareceu a confraternização do governo promovida por Lula.| Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Após passar o ano inteiro sendo hostilizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, compareceu à confraternização de Natal promovida pelo governo nesta quinta-feira (21), na Granja do Torto, em Brasília.

Lula e Campos começaram a se aproximar após as reduções da taxa de juros pelo BC a partir de agosto. Eles se reuniram pela primeira vez em setembro.

Segundo relatos de jornais, Campos Neto estava “muito à vontade” e circulou com desenvoltura em diferentes rodas de conversas durante as três horas em que permaneceu na festa.

No jantar, o presidente do BC compartilhou a mesa com o chanceler Mauro Vieira, o ex-chanceler Celso Amorim, atual chefe da assessoria especial da Presidência, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Segundo relato de um dos ministros, o banqueiro central disse que o cenário macroeconômico é favorável ao Brasil e previu melhora dos indicadores econômicos no próximo ano. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ficou em outra mesa. Ele estava acompanhado da esposa, Ana Estela Haddad, que é secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde.

Lula cumprimenta ministros militares e tira fotos com Centrão

O presidente Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, foram os primeiros a chegar na festa, às 19h30, e ficaram até 23h. Passaram a noite circulando pelas mesas e rodas de conversa. Lula fez questão de cumprimentar os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, que estavam acompanhados das esposas.

Ministros de partidos do Centrão se empenharam em posar para fotos individuais com o casal presidencial. Entre eles, Celso Sabino (União Brasil), do Turismo; Jader Filho (MDB), de Cidades; André Fufuca (PP), do Esporte; e Silvio Costa Filho (Republicanos), de Portos e Aeroportos.

Estavam presentes presidentes de bancos públicos e estatais, como a Itaipu Binacional. As únicas ausências foram dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, que estava na Bahia acompanhando o nascimento de seu quinto filho, e da Previdência, Carlos Lupi, que viajou à Arábia Saudita para assistir à final do Mundial de Clubes entre seu time, o Fluminense, e o Manchester City, nesta sexta-feira (22).

A comida da festa foi churrasco. Segundo auxiliares presidenciais, quem providenciou a carne foi o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Um trio feminino de forró pé-de-serra animou a noite.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]