• Carregando...

Dólar cai e atinge a menor cotação em três meses

O apetite por risco no mercado internacional derrubou o dólar à mínima em três meses ante o real nesta quarta-feira (1º), em meio também a contínuos fluxos de recursos, que têm aumentando a expectativa em torno de uma atuação do Banco Central para conter a derrocada da moeda.

Leia a matéria completa

A Bovespa encerrou esta quarta-feira (1º) em forte alta, após dados positivos do setor manufatureiro dos Estados Unidos, da China e da Europa, que aumentaram o rali recente dos mercados globais.

O Ibovespa subiu 2,37%, a 64.567 pontos, para um nível que não atingia desde maio de 2011. O giro financeiro da sessão foi de 9,86 bilhões de reais.

Em Nova York, o índice Dow Jones subia 0,8%, às 18h33 (horário de Brasília), e o S&P 500 avançava 0,98%.

"Começamos o dia com dados melhores que o esperado na zona do euro. A China também teve indicadores bons e isso tudo ajudou a traçar um cenário mais positivo, mesmo sem nenhum acordo na Grécia", afirmou o analista William Alves, da XP Investimentos, em referência ao esperado acordo para rolagem da dívida grega.

Na zona do euro, a produção manufatureira apontou melhora em janeiro pela primeira vez desde julho, embora ainda esteja em nível de retração. Já o setor industrial da China cresceu levemente em janeiro, contrariando as expectativas de contração e apoiando esperanças de que a segunda maior economia do mundo evitará uma aterrissagem brusca.

Nos EUA, ritmo de crescimento do setor manufatureiro acelerou em janeiro a seu nível mais alto desde junho, puxado pela melhora no componente de novas encomendas.Entre as ações do Ibovespa, destaque para o setor de construção. Rossi subiu 8,69%, a maior alta do índice, seguida por PDG, com aumento de 6,21% e Gafisa, com ganho de 5,87%.

OGX, do empresário Eike Batista, também ficou entre as maiores altas após anunciar o início da produção de petróleo. O papel subiu 5,68%, a 17,49 reais.

Entre as blue chips, a preferencial da Vale ganhou 2,01%, a 43,55 reais. A ação PN da Petrobras e de 1,55%, a 24,95 reais.Na outra ponta ficaram as ações defensivas do setor de telecom, com a preferencial da Telemar, da Oi, recuando 2,44%; e TIM perdendo 2,27%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]