Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra comercial

Impacto de tarifas dos EUA sobre o Brasil é “relativamente pequeno”, diz conselheiro da CNI

cni, tarifas, trump, eua, brasil
O conselheiro da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O presidente do Conselho Temático de Assuntos Tributários e Fiscais (Contrif) da Confederação Nacional da Indústria (CNI, Armando Monteiro Neto, disse que o impacto das tarifas impostas ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é “relativamente pequeno”.

Armando Monteiro já presidiu a CNI e foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no governo Dilma.

“Foi imposta ao Brasil uma tarifa que, de um modo geral, é uma tarifa mais branda […] Eu diria que, até agora, o impacto direto na economia brasileira é relativamente pequeno”, disse Armando Monteiro em entrevista concedida ao Poder360, nesta sexta-feira (19).

VEJA TAMBÉM:

Este mês, o presidente norte-americano anunciou uma tarifa recíproca de 10% para o Brasil. O valor representa a taxa mínima imposta por Trump na comparação com outros países.

No mês passado, Trump já havia anunciado um imposto de 25% sobre o aço e o alumínio brasileiros importados pelos EUA.

“Nossos produtos são predominantemente semiacabados. Isso cria uma certa complementaridade com o setor siderúrgico norte-americano”, disse Armando Monteiro.

Decisão já era esperada

Para Armando Monteiro, a decisão de Trump de elevar as tarifas já era esperada, mas o que surpreendeu foi a maneira abrupta como se deu o anúncio.

“Ninguém imaginava que esse processo pudesse acontecer de forma tão descoordenada, tão inadequada, como veio a se realizar. Ou seja, um movimento generalizado de aumento de alíquotas. Critérios que são muito pouco compreendidos em relação ao que determinou o tamanho dessas alíquotas e, sobretudo, um quadro que parece que aponta para uma lógica em que você faz as ameaças e, ora, recua”, disse.

“Em suma, há um quadro aí de grande incerteza em relação a como vai ficar esse cenário. Eu creio que já se pode contabilizar prejuízos nessa situação”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.