A importação de carros híbridos ficará mais barata até o fim de 2015, decidiu na quinta-feira (18) a Camex (Câmara de Comércio Exterior). O imposto será reduzido dos atuais 35% para alíquotas que variam de 0% a 7%, a depender da eficiência energética do veículo.
Os carros híbridos são movidos tanto a combustível quanto a eletricidade. Os veículos têm de possuir capacidade de transporte de, no máximo, seis pessoas para ter direito ao desconto, que valerá até 31 de dezembro do ano que vem.A medida beneficia montadoras como a Toyota, que fabrica o híbrido Prius, popular no exterior, mas pouco vendido no Brasil devido ao seu custo alto.
Segundo nota da Camex, a redução do imposto "faz parte de um conjunto de medidas necessárias para a criação de um mercado e atração de investimentos para produção nacional de veículos que usem novas tecnologias de propulsão".
Tratores
Também foi aprovada a isenção do imposto de tratores rodoviários, com capacidade de transporte de cargas superiores a 400 toneladas, por doze meses, e também do hidrogênio ortofosfato de diamônio, um fertilizante usado na produção de adubos.
Os descontos foram feitos pelo governo por meio da chamada Letec, a Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul. O Brasil tem direito de manter nela até 100 tipos de produto, por isso, para concedê-los foi preciso tirar outras mercadorias da lista. Perderam o benefício ácido fosfórico, monocloroacetato de sódio, diamantes e ainda carrosséis, balanços, instalações de tiro-ao-alvo e outras "diversões de parques e feiras".



