Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Declaração do IR

Imposto de Renda: quatro dicas para pagar menos imposto dentro de lei

(Foto: Ilustração: Osvalter Urbinati/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 já está correndo. Os contribuintes podem enviar as informações até o dia 30 de maio.

Como muitas dúvidas surgem na hora do preenchimento, o conhecimento é fundamental para otimizar suas finanças.

A seguir você confere quatro dicas para diminuir legalmente o pagamento do seu Imposto de Renda em 2025 (ou aumentar sua restituição). Essas e outras dicas estão no e-book “Como pagar menos impostos”, da Gazeta do Povo, disponível gratuitamente para download.

1. Analise e compare: declaração completa x simplificada

A primeira dica é decidir entre a declaração completa ou a declaração simplificada do Imposto de Renda. 

Isso porque na declaração simplificada você informa o seu rendimento anual e até 20% desse valor será automaticamente descontado para o cálculo do imposto. O desconto tem o limite de R$ 16.754,34. 

A declaração completa, por outro lado, permite a utilização de todas as deduções legais, que podem, em alguns casos, resultar em uma base de cálculo menor e, consequentemente, em um imposto a pagar inferior – ou em uma restituição maior. Contribuintes com um volume significativo de despesas dedutíveis geralmente se beneficiam mais da declaração completa.

A melhor estratégia é preencher todas as suas informações e despesas dedutíveis no programa da Receita Federal. O próprio sistema calculará automaticamente o valor do imposto a pagar ou a restituir em ambas as modalidades, permitindo que você compare e escolha a opção mais vantajosa.

VEJA TAMBÉM:

2. Declare despesas dedutíveis na declaração completa

Entre as principais despesas dedutíveis que você pode incluir na sua declaração completa do Imposto de Renda estão: 

  • Dependentes 
  • Despesas com saúde
  • Despesas com educação
  • Previdência privada (PGBL)
  • Pensão alimentícia
  • Despesas de custeio para autônomos

Os detalhes de cada despesa dedutível estão no e-book “Como pagar menos impostos”.

3. Avalie investimentos isentos de Imposto de Renda

Uma estratégia de longo prazo para diminuir o impacto do Imposto de Renda sobre seus rendimentos é direcionar seus investimentos para aplicações financeiras que são isentas de IR para pessoas físicas. 

Diversas opções no mercado oferecem essa vantagem, permitindo que rendimentos cresçam sem a incidência do imposto, aumentando o ganho líquido. 

4. Verifique se você tem direito a isenções específicas do Imposto de Renda

Além das deduções gerais, a legislação brasileira prevê isenções de Imposto de Renda para grupos específicos de contribuintes. 

Duas isenções importantes a serem consideradas para o IR 2025 são: 

  • Faixa extra de isenção para quem tem mais de 65 anos e recebe aposentadoria ou pensão

Mantenha-se informado sobre as leis tributárias e seus direitos. Todas as informações constam no e-book “Como pagar menos impostos”, da Gazeta do Povo, disponível gratuitamente para download.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.