Embora a publicidade digital continue a crescer, ela ainda corresponde a uma fatia pequena do total de receitas da indústria de jornais no mundo, segundo o relatório de 2014 sobre tendências jornalísticas divulgado pela World Association of Newspapers and News Publishers, entidade do setor.
Globalmente, 93% das receitas publicitárias são originadas das versões impressas. Cerca de 2,5 bilhões de pessoas no mundo consomem o produto impresso, enquanto 800 milhões usam plataformas digitais, segundo o levantamento. Em 2013, a circulação dos impressos cresceu 2% no mundo, em relação ao ano anterior.
Nos países que abrigam uma classe média crescente e baixa penetração de banda larga, como os da Ásia e América Latina, a circulação do impresso continua a crescer significativamente na comparação com mercados já maduros, cujas audiências se inclinam para o meio digital. A região que mais se expandiu em circulação foi a América Latina, com alta de 2,56% em 2013 em relação ao ano anterior.
O documento também sinaliza que a circulação digital paga subiu 60% em 2013. A alta nos últimos cinco anos foi de mais de 2.000%, devido à pequena base de comparação.



