Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
índice

Inadimplência do consumidor registra queda de 3%, diz Serasa

Essa é a primeira queda mensal do índice, após seis altas consecutivas

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor recuou 3% em setembro, em relação a agosto. Essa é a primeira queda mensal do índice, após seis altas consecutivas. Em comparação com setembro do ano passado, a inadimplência desacelerou e registrou alta de 23,3%. No acumulado do ano, em relação ao mesmo período de 2010, o índice repetiu o percentual de agosto, com 23,4%.

Segundo a Serasa Experian, a antecipação do 13º salário aos aposentados, a redução dos juros, a menor quantidade de dias úteis, frente a agosto, e a maior facilidade para renegociar dívidas fizeram com que a inadimplência apresentasse esse recuo em setembro.

Todas as modalidades da inadimplência puxaram a queda do indicador. As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia e água) caíram 3,3% (1,3 p.p). Os cheques sem fundos também registram queda: 10,3% (1,1 p. p). As dívidas com os bancos tiveram declínio de 0,9% (0,4 p.p). Os títulos protestados também tiveram queda de 13,9% (0,2 p.p).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.