i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Pior já passou

Os indicadores que mostram sinais de reação da economia após o país chegar ao fundo do poço

  • Brasília
  • 18/07/2020 21:11
Indicadores econômicos mostram que o pior da crise provocada pela pandemia do coronavírus já passou.
Trabalhador em indústria metal-mecânica: indicadores econômicos mostram que o pior da crise já passou.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo/Arquivo

O governo avalia que o pior da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus já passou e que há sinais de recuperação, mesmo em meio à extensão de algumas medidas de isolamento social.

Um conjunto de dados leva à equipe econômica a crer que o fundo do poço foi em abril. Segundo o governo, a partir de maio os indicadores vêm melhorando gradualmente, em especial em junho e julho, quando alguns resultados foram melhores até mesmo em relação aos mesmos meses de 2019, quando não havia crise.

“Enquanto abril [de 2020] foi o mês de queda mais pronunciada, os meses seguintes já apresentaram recuperação, indicando que a velocidade de retomada tende a ser maior que a prevista anteriormente”, informa a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, na edição de julho do Boletim Macrofiscal, divulgado há poucos dias.

Os resultados melhores do que o esperado em maio e, principalmente, em junho e na prévia de julho levaram o governo a manter a sua projeção de queda para a economia neste ano em 4,7%. As estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) são revisadas a cada dois meses, a partir de março, e havia a expectativa que a projeção fosse alterada, em virtude da extensão do isolamento social no Brasil.

A equipe econômica entendeu, contudo, que não seria necessário rever sua avaliação diante dos dados positivos da atividade econômica. O otimismo do governo, porém, ainda não é acompanhado pelas instituições financeiras, que acreditam que o tombo da economia neste ano será bem maior que 4,7%.

Segundo o último Boletim Focus, o mercado financeiro prevê uma queda de 6,10% do PIB em 2020. Já a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o clube dos países ricos do qual o governo quer fazer parte, calcula que o PIB brasileiro vai ter uma retração de 7,4%. Mais pessimistas ainda são o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Eles projetam queda de 8% e 9,1%, respectivamente.

Vamos surpreender o mundo, promete Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua equipe contestam veemente esses números. "Quem fez projeções de queda acima de 6,5% do PIB terá que rever para baixo as suas projeções. Nas próximas semanas vamos ver muitos agentes fazendo revisões de suas projeções", disse o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, em coletiva de imprensa na última quarta-feira (15).

“Estamos nos levantando. Essas previsões são totalmente descredenciadas, como a queda do PIB em 10%, prevista no início da pandemia”, disse o ministro Guedes em entrevista à rádio Jovem Pan.

“Os sinais vitais do Brasil estão preservados. É como um urso que entrou em hibernação: está apenas no modo de economia de energia; vai se levantar e começar a andar de novo. Vamos surpreender o mundo”, completou, afirmando que a recuperação será em V (queda rápida e profunda, seguida de uma recuperação rápida e intensa).

Os indicadores que animam o governo

A visão otimista do governo é influenciada por um conjunto de indicadores, segundo dados de mercado reunidos pela Secretaria de Política Econômica (SPE) da pasta e fornecidos à Gazeta do Povo.

1. Venda de papelão ondulado

O primeiro dos indicadores que mostra a retomada econômico é a venda de papelão ondulado, um dos principais “termômetros” para indicar aquecimento ou retração da economia. Esse tipo de papelão é usado para embalagens. A alta nas vendas sinaliza um retorno da produção e das vendas e, consequentemente, retomada da economia. Isso porque o papelão é usado por outras indústrias para embalar seus produtos. E, quando há mais compra dele, significa que a indústria aumentou a produção.

Em junho, na série com ajuste sazonal, a expedição de papelão ondulado aumentou 5,7% na comparação com junho de 2019 e 12% em relação a maio de 2020, de acordo com dados prévios da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO) levantados pela SPE.

Junho é o primeiro resultado positivo de venda de papelão ondulado após dois meses de queda influenciada pela redução da atividade econômica durante a pandemia.

Elaboração: SPE/ME
Elaboração: SPE/ME

2. Setores da indústria

Além do papelão ondulado, também houve crescimento em diversos setores da indústria em junho. A fabricação de bebidas cresceu 21,38% em junho de 2020 na comparação com o mesmo mês de 2019; a fabricação de máquinas e equipamentos, 15,15%; produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos), 13,04%; produtos minerais não metálicos, 6,12%; celulose e papel, 3,8%.

Os dados foram levantados a partir de documentos fiscais eletrônicos emitidos nos estados. Os percentuais são em relação a junho de 2019.

Elaboração: SPE/ME
Elaboração: SPE/ME

3. Licenciamento de caminhões

Em dados preliminares de julho, houve um crescimento de 11% no licenciamento de caminhões na comparação com o mesmo mês de 2019, na série com ajustes sazonais feita pela SPE a partir de dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O indicador é importante porque, segundo a SPE, está relacionado com a retomada dos investimentos, ou seja, muitas empresas estariam aumentando suas frotas para transporte de mercadorias mesmo em meio à crise sanitária.

Elaboração: SPE/ME
Elaboração: SPE/ME

4. Consumo de energia elétrica

O quarto indicador usado pela equipe econômica para justificar o otimismo do governo com a retomada antes do esperado é o consumo de energia elétrica. Dados preliminares de julho apontam alta de 2% na comparação com o mesmo período de 2019, o primeiro mês desde o início da pandemia em que deve haver uma alta no consumo.

A informação foi extraída de dados da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

5. Motocicletas

Segundo informações da SPE a partir de dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a produção e a venda de motocicletas no mercado interno praticamente zeraram em abril, no auge da crise. Já em junho, a produção e a venda voltaram a níveis anteriores à crise causada pelo coronavírus.

Elaboração: SPE/ME
Elaboração: SPE/ME

6. Notas fiscais eletrônicas

Segundo a Receita Federal, a emissão de notas fiscais eletrônicas também retornou em junho e julho a patamares anteriores à crise. Houve uma queda acentuada em abril, tanto em quantidade, quanto em valor, seguida de uma recuperação acentuada.

Por exemplo, as vendas registradas por meio de notas fiscais eletrônicas cresceram 10,3% em junho em relação a junho de 2019, com uma média diária de R$ 23,9 bilhões.

Elaboração: SPE/ME
Elaboração: SPE/ME

7. Bens não duráveis

Movimento semelhante foi visto também no setor de bens não duráveis, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). A venda do setor cresceu 3% neste começo de julho em comparação ao período anterior a pandemia. É a primeira alta desde abril, quando o setor atingiu o fundo do poço.

Elaboração: SPE/ME
Elaboração: SPE/ME
18 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 18 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • V

    VBSB

    ± 3 dias

    Fora Made in China!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dario de Araújo Dafico

    ± 3 dias

    Diga não à HUAWEI !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alcemir

    ± 3 dias

    Maravilha, ótimas notícias. Agora é voltarmos ao trabalho e ter fé que nossa economia irá voltar aos trilhos depois dessa maldita epidemia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 4 dias

    Leia a matéria de novo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Roberto Garcia

      ± 4 dias

      Santo homem

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 4 dias

    Acho que deviam falsificar estes indicadoes para darem um resultado pior para a economia. Algo do tipo, não tem mais volta o país quebrou e vamos ter hiperinflação, aumento da miséria, fome e tuti quanti desgracera necessesária para governadores e prefeitos que desejam destruir a economia para culpar o bolsomito, acabarem com a quarentena já.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Raivozo!

    ± 4 dias

    Enquanto este governo tiver no comando, Brasil não sai do buraco. Não adianta insistir. O mercado interno ruiu e os tais capitalistas estrangeiros não irão colocar 1 centavo no Brasil. A coisa é simples. O blablabla de Paulo Guedes não funciona e ainda vai detonar o pouco que se salva. Escola de Chicago já era! Estamos perdendo tempo precioso, pois cada dia que este governo se mantém no comando, maior vai ser o sofrimento do Brasil e maior será o tempo para recuperação. Não terá mudança boa com este governo; só coisa ruim e se mexer muito, fede mais ainda. 33% do povo não caiu na real e outros tantos ainda tem uma queda pela falácia bolsonarista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Rafael Ganascim

      ± 4 dias

      Alienado, contra fatos, números, não há argumentos. Desaprendeu a ler o que diz a matéria? Copiou e colou este texto da "Cartilha de ataques esquerdistas em redes sociais v2020"?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Deco Bamba

    ± 4 dias

    Esqueçam, o ano está perdido e provavelmente os próximos anos. Além do problema estrutural interno, os investidores não querem investir em um pais que não sabem controlar uma pandemia. Um pais que trabalhou como amador perante a desafios grandes. Este pais somente tem valor para o muindo porque alimenta o mundo e somente por isto. Lá fora eles acham que o Brasil é um imenso latifúndio e um grande senzala. Erraram. A indústria agro industrial cada dia gera menos emprego. Está tudo automatizado. Somo um bando de desempregados. O governo do mentecapto não sabe como criar empregos. São extremamente burros neste sentido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 4 dias

    É ótimo ver a economia dar sinais de que está voltando aos poucos a retomar seu caminho natural. Que Deus permita que isso continue melhorando, cada vez mais. Agora, não somente o Brasil mais o mundo precisa aprender uma lição fundamental: NÃO DÁ MAIS PRA FICAR NA MÃO DA CHINA COMUNISTA (capitalista, QUANDO CONVÉM...). Enquanto o mundo sofreu uma enorme retração econômica, a China, que CAUSOU A PANDEMIA, NO MÍNIMO por NEGLIÊNCIA, teve um CRESCIMENTO DE 3,2% em seu PIB. É necessário DISTRUIBUIR MELHOR nossas parcerias econômicas, PARAR DE VENDER EMPRESAS E TERRITÓRIOS NOSSOS para China e BOICOTAR A HUAWEI na área de comunicação. Do contrário, nosso futuro é ser uma COLÔNIA DO PCC. NÃO DÁ!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério R

    ± 4 dias

    Uauu!!! Gazeta publicando verdades sobre o governo e a economia! Quem diria!!! Parece que esquerdizar não deu muito certo "né minha filha"!!! Aliás, deixar de publicar a verdade é tão deplorável quanto fake news. Vamos ver se de agora em diante seremos brindados com a verdade mais frequentemente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcio Martins Cordeiro

    ± 4 dias

    Ou seja, o sonho dos representantes da esquerda comunista de ver o Brasil quebrado não se tornou realidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Andrea

    ± 4 dias

    Precisamos de mais noticias como essa, que tal vcs noticiarem o que o Ministro Tarcisio está priduzindo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Miguel

    ± 4 dias

    Não acredito que a gazeta publicou essa notícia em favor do Brasil...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    tamotsu kashino

    ± 4 dias

    Fiquei adimirado pela esta reportagem da GP, as midias brasileiras, principalmente imprensas esquerdistas sempre foram pessimistas, somente publicava assuntos negativos sobre economia do pais, para eles quanto pior é melhor, GP devia ter mostrado o setor de agronegocio que sempre estavam positivos mesmo durante fundo do poço, esquerdistas leindo esta reportagem deve estar gritando é FAKE.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jorge pietruza

    ± 4 dias

    Tenho 2 ME .. ambas estão performando muito melhor nesse mês de junho e julho. Enfim a economia está reagindo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rafael Ganascim

    ± 4 dias

    Não sei se foram os 600 do governo, mas para o meu comércio aqui em Apucarana batemos records de vendas em junho, e julho está sendo promissor (tecidos e confecções)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    samuel pereira de souza

    ± 4 dias

    Gestão séria dá nisso, simples assim!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.