• Carregando...

Comércio puxa geração de empregos em novembro no Paraná

O setor de comércio puxou a geração de empregos formais em novembro no Paraná, mostram dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Ministério do Trabalho

Leia matéria completa

O setor automotivo cortou 414 vagas no Paraná em novembro, conforme o saldo entre admissões e desligamentos divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. No mesmo mês do ano passado, as empresas do ramo haviam dispensado 188 trabalhadores.

Quem mais demitiu, dentro desse setor, foram os fabricantes de peças e acessórios para veículos, com 219 cortes em novembro. Na sequência, aparecem as montadoras de automóveis, caminhonetes e utilitários (-119), os fabricantes de cabines, carrocerias e reboques (-68) e as montadoras de caminhões (-8). Os números ainda não incluem as pouco mais de 200 demissões anunciadas pela Volvo em dezembro.

Os dados do acumulado de janeiro a novembro de 2014 dão uma ideia do encolhimento da indústria automotiva do Paraná neste ano: as empresas demitiram 3.899 trabalhadores em onze meses. No mesmo intervalo do ano passado, elas haviam contratado 2,5 mil pessoas. As fábricas de autopeças lideram as dispensas de 2014, com 2.595 vagas fechadas desde o início do ano. As montadoras de carros e utilitários dispensaram 965 pessoas. As fabricantes de cabines e reboques, por sua vez, cortaram 288 postos de trabalho e as de caminhões, 51.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]