• Carregando...

As férias coletivas anunciadas por montadoras e suas fornecedoras deverão ter forte impacto sobre o desempenho da indústria paranaense neste fim de ano. O segmento automotivo responde por quase 15% da produção industrial do estado, segundo a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), e, durante dezembro, vários fabricantes estarão parados. É comum que a indústria dê folgas nesse período, mas paralisações tão prolongadas não eram vistas havia alguns anos. Além disso, o mês de novembro já não está sendo dos mais movimentados – em São José dos Pinhais, metade dos funcionários da Volkswagen recebeu férias de dez dias, e a concorrente Renault/Nissan reduziu o ritmo de produção.

De janeiro a setembro, as montadoras acumularam alta de 35% na produção e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram as principais responsáveis pelo crescimento de 11% da indústria do estado. Em setembro, o nível de emprego do segmento foi o maior da história, quase 60% acima do registrado há sete anos – mas, provavelmente, o quadro será menor nos próximos meses. "As empresas vinham operando em níveis muito altos, e agora têm de se adequar à nova demanda do mercado", comenta Roberto Zürcher, economista da Fiep.

Calendário

A linha de veículos de passeio da Renault/Nissan será paralisada a partir de segunda-feira. Os dois turnos, que empregam 2 mil pessoas, ficarão parados até 5 de janeiro. A unidade de veículos utilitários, que tem 600 trabalhadores, entra em férias no dia 19 e também volta em 5 de janeiro. A Volvo começa a parar no dia 8, quando entram em férias as linhas de ônibus e caminhões semipesados. A unidade de caminhões pesados só será fechada no dia 19. Todas voltam a funcionar em 5 de janeiro.

A Volks voltou a trabalhar em três turnos, com 3,6 mil funcionários, mas já anunciou uma nova parada, entre 22 de dezembro e 12 de janeiro. A Case New Holland, que fabrica tratores e colheitadeiras, vinha trabalhando em três turnos e só terá a folga normal de fim de ano para seus 2 mil funcionários, entre 22 de dezembro e 5 de janeiro. (GO e FJ)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]