• Carregando...
Linha de montagem da Volvo: demissões ocorrem no fim do melhor ano da história da montadora no Brasil. | Divulgação
Linha de montagem da Volvo: demissões ocorrem no fim do melhor ano da história da montadora no Brasil.| Foto: Divulgação

Bosch também vai parar em dezembro

A fábrica da Bosch na Cidade Industrial de Curitiba, que emprega 4,5 mil pessoas, também vai parar em dezembro. Segundo a empresa, os funcionários entram em férias coletivas no dia 22 e voltam ao trabalho em 5 de janeiro. A Bosch fornece sistemas injetores de motores diesel a montadoras brasileiras e estrangeiras e, por isso, tem sofrido com a queda da demanda dos mercados interno e externo. A empresa não descarta demitir parte dos funcionários, mas, por enquanto, afirma não ter feito demissões. Em Araucária, os 900 metalúrgicos da Brafer Construções Metálicas estão em greve desde quinta-feira. A empresa apresentou ontem uma nova proposta de reajuste salarial, que será apreciada em assembléia na segunda-feira. (FJ)

A Volvo anunciará nos próximos dias uma redução em seu quadro de funcionários. Com uma projeção de vendas menores para o primeiro trimestre do ano que vem, a montadora de ônibus e caminhões estuda demitir entre 300 e 400 trabalhadores. As dispensas podem começar já na próxima segunda-feira e devem se concentrar no quadro de 290 temporários que estão nas linhas de montagem. Os funcionários efetivos, porém, não devem escapar de cortes.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), a Volvo faz projeções de vendas para o primeiro trimestre de 2009 e já deixou claro que será necessário fazer um ajuste na sua mão-de-obra. Neste ano, o aquecimento no mercado de caminhões levou a um aumento de quase 30% no número de trabalhadores na fábrica da Cidade Industrial de Curitiba. Hoje, a unidade emprega 2,7 mil pessoas, sendo 1,8 mil na linha de produção.

A negociação entre a Volvo e o SMC sobre o processo de demissões não passará da próxima semana. Isso porque em 8 de dezembro entram em férias coletivas os 250 funcionários das linhas de ônibus e de veículos médios. No dia 19, saem os trabalhadores da linha de veículos pesados, que emprega pouco mais de 1,5 mil pessoas. Os cortes serão feitos antes das férias.

O vice-presidente do SMC, Nelson Silva de Souza, diz que parte dos contratos temporários termina agora e não será renovada. É possível também que a empresa opte por rescindir contratos que vencem mais tarde – alguns vão até março de 2009. "Ainda estamos conversando para reduzir ao máximo as demissões. A Volvo pode usar o banco de horas e tem como ampliar as férias depois do fim do ano", diz Souza. As férias coletivas vão até 13 de janeiro.

A assessoria de imprensa da Volvo confirmou que sua direção esteve reunida nesta semana para "promover ajustes da produção para o ano que vem, considerando todas as possibilidades, que incluem banco de horas e férias coletivas". A companhia prometeu voltar a se pronunciar na segunda-feira.

O enxugamento na folha de pagamento da Volvo vem após o melhor ano da história da montadora sueca no Brasil. De janeiro a outubro, a companhia fabricou 12,5 mil caminhões, um volume 45% maior do que no mesmo período do ano passado. A expansão foi puxada por uma alta de 36% nas vendas internas, que bateram em 8,7 mil unidades nos primeiros dez meses do ano. As exportações de caminhões tiveram um salto de 70%, atingindo a marca de 3,6 mil unidades embarcadas. O segmento de ônibus teve um desempenho mais modesto, com aumento de 6% na produção – foram mil unidades de janeiro a outubro. No momento, a produção na fábrica de Curitiba continua no ritmo pré-crise. Por dia, são montados 56 caminhões pesados, 23 semi-pesados e 7 ônibus.

Na apresentação de um novo modelo de caminhão, no início de novembro, a companhia já apontava que haveria uma redução de até 10% nas vendas em 2009. A retração porém era ponderada pelo fato de que 2008 foi um ano muito aquecido. O ano que vem, nesta projeção preliminar, seria o segundo melhor da história da Volvo no país. O que é insuficiente para manter o atual quadro de trabalhadores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]