Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
IPC-C1

Inflação da baixa renda é recorde

A inflação sentida pelas famílias de baixa renda em abril, de 1,28%, foi a mais intensa para um mês de abril desde 2004. A informação é do economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV) André Braz. Ontem a fundação divulgou o Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), que mede o im­­pacto de preços entre famílias com renda mensal entre 1 e 2,5 salários mínimos. "Mesmo com o recuo na comparação com março (quando subiu 1,40%, a mais intensa da série histórica, iniciada em 2004) o IPC-C1 continua com taxa elevada", comentou o economista.

Pela segunda vez consecutiva, os alimentos foram a principal contribuição para a formação da taxa. O técnico da fundação lembrou que as famílias de baixa renda gastam em torno de 40% de seu orçamento mensal na compra de comida. Embora tenham mostrado inflação menos intensa (de 3,31% para 2,52%) entre março e abril – o que ajudou a diminuir o ritmo de avanço do IPC-C1 no período –, os produtos alimentares ainda mostram taxa expressiva de elevação de preços, na avaliação de Braz. "Os alimentos deveriam estar desacelerando muito mais", afirmou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.