• Carregando...

A inflação da zona do euro permaneceu estável em uma mínima de 16 meses em junho, em linha com as expectativas e mantendo a porta aberta para o Banco Central Europeu (BCE) reduzir as taxas de juros, uma vez que a queda dos preços do petróleo ajudou a tirar a pressão dos preços ao consumidor.

A inflação dos preços ao consumidor nos 17 países que usam o euro ficou em 2,4% em junho, inalterada ante maio, informou nesta sexta-feira a agência de estatísticas da UE, Eurostat. O resultado ficou em linha com o esperado por economistas em pesquisa da Reuters.

Após meses de preços altos ao consumidor inesperados em um momento de estagnação de economias em toda a zona do euro, a inflação recuou ante 2,6% em abril com a redução dos preços mundiais do petróleo.

Em uma abrupta mudança de curso, o petróleo tipo brent que estava sendo negociado acima de 120 dólares o barril neste ano está agora pouco acima de 90 de dólares, em direção à pior performance trimestral desde a crise financeira de 2008.

O BCE manteve a taxa de juros em 1% neste mês, mas muitos economistas esperam que o banco reduza os custos de empréstimos nos próximos meses se a economia continuar a enfraquecer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]