Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tomates

Inflação desafia Dilma, diz FT

Para o jornal britânico, alta nos preços dificultará reeleição | Ueslei Marcelino/Reuters
Para o jornal britânico, alta nos preços dificultará reeleição (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

O jornal britânico Financial Times publicou reportagem em seu site ontem sobre a alta do preço do tomate no Brasil e seu possível impacto na popularidade da presidente Dilma Rousseff. No texto, o correspondente do jornal em São Paulo, Joe Leahy, escreve que a subida dos preços do fruto, apesar de ser em parte causada por questões climáticas, é sintomática de uma inflação crescente no país.

Segundo o FT, a inflação do tomate está desafiando as chances de reeleição da presidente Dilma – "que está entre os presidentes mais populares do mundo", de acordo com o jornal – no próximo ano. "A inflação brasileira permanece bem abaixo da registrada em outras nações emergentes, como a vizinha Argentina, onde é de mais de 25%", diz o texto.

"Mas, no mês passado, atingiu 6,59%, superando o teto da meta do Banco Central e provocando preocupação em uma sociedade com pouca tolerância à alta de preços."

A reportagem afirma que este é um tema é "altamente emotivo" no Brasil por causa das dificuldades enfrentadas pelo país com a inflação nas décadas anteriores, quando a alta de preços em alguns produtos chegava a 2.500%. De acordo com o texto de Leahy, a subida dos preços do tomate provocou protestos de donos de restaurantes em São Paulo, "cidade conhecida por ter as melhores pizzas do país".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.