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Com IPI menor e desconto, carro ficou quase 4% mais barato | Ivonado Alexandre/ Gazeta do Povo
Com IPI menor e desconto, carro ficou quase 4% mais barato| Foto: Ivonado Alexandre/ Gazeta do Povo

Varejo

Vendas de veículos cresceram 18,5% após redução do IPI

Folhapress

No primeiro resultado de um período completo sob os efeitos do IPI menor, os negócios do setor automotivo mostram um forte impacto do estímulo. As vendas de veículos cresceram 20,7% na primeira quinzena de junho na comparação com o mesmo período do ano passado, para 182.392 veículos. Em relação à primeira metade de maio, a alta foi de 18,5%. O número, divulgado ontem pela Fenabrave (federação das concessionárias), inclui o desempenho do segmento de caminhões e ônibus.

O governo anunciou a redução de Imposto sobre Produtos (IPI) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para o financiamento de veículos no dia 21 de maio. As medidas, que valem até o fim de agosto, reduziram em 10% o preço de alguns modelos.

A segunda prévia de junho da chamada "inflação do aluguel", medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), confirmou a tendência de desaceleração percebida na primeira leitura do mês. A taxa ficou em 0,63%, após ter registrado alta de 1% na mesma prévia de maio, informou ontem a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O freio no preço da soja contribuiu para uma redução na variação de preços do atacado. O Índice de Preços ao Produtor Amplo caiu praticamente pela metade (0,65% em junho, após 1,24% em maio). A desaceleração só não foi maior porque ainda houve impacto da desvalorização cambial, principalmente sobre os bens intermediários.

O minério de ferro subiu mais em junho (de 2,87% para 3,59% no período), puxado por pressões cambiais. A soja, embora seja cotada em dólar, reflete a queda dos preços no mercado internacional. Após um período de altas expressivas, o grão reduziu o aumento de 9,45% em maio para 2,64% em junho.

Na direção oposta, o automóvel novo ficou ainda mais barato, tanto no atacado (-2,59%) quanto ao consumidor (-3,88%). O movimento foi reflexo da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) anunciada pelo governo, mas também de descontos praticados por fabricantes. Em consequência, os automóveis usados também caíram de preço (-2,10%).

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