Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
IPC

Inflação em Curitiba aumenta 0,49% nas últimas quatro semanas

Acréscimo nos gastos com vestuário e transporte foram os principais responsáveis pela variação no Índice de Preços ao Consumidor (IPC)

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a variação da inflação, teve um aumento de 0,49% em Curitiba nos últimos 30 dias contados a partir de segunda-feira (8). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Os principais responsáveis pela expansão das despesas foram os setores de vestuário, que registrou um acréscimo de 3,54%, e transportes, com alta de 0,96%.

"O que puxou esse aumento foi o final das liquidações de verão e a entrada dos modelos da nova estação nas lojas de roupa, a variação do valor da passagem de ônibus na capital e o aumento do preço do combustível", explicou o presidente do Ipardes, Gilmar Mendes Lourenço.

Na contramão, está principalmente o grupo de habitação, que teve uma queda de 3,11%, incentivado pela redução da tarifa de energia elétrica residencial. Segundo Lourenço, as variações nos outros conjuntos – alimentos e bebidas (0,72%), artigos de residência (1,1%), saúde e cuidados pessoais (1,3%), despesas pessoais (-0,08%), comunicação (1,16%) e educação (0,41%) – seguem a tendência da economia nacional.

"Esse não é um movimento preocupante para nós. São números esperados para uma cidade como Curitiba, que está encaixada num cenário nacional de aumento da inflação", conclui.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.