• Carregando...

A inflação registrou desaceleração em Curitiba, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (20). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) ficou em 0,10% no mês de julho na capital paranaense, valor abaixo do registrado em junho que foi de 0,19%. Com esse resultado, a inflação acumulada no ano é de 4,53%.

Entre os produtos que ficaram mais baratos para os consumidores paranaenses, destacam-se a cenoura (-16,33%), a batata (-11,25%). No geral, os gêneros alimentícios e as bebidas registraram queda de 0,44% nos preços. Com isso, comer em casa ficou, em média, 1,25% mais barato, segundo o IBGE. Por outro lado, a alimentação fora de casa ficou mais cara, com preços subindo 1,08%. Outros produtos e serviços contribuíram para o aumento da inflação. A despesa dos curitibanos com habitação subiu 0,47% e o preço de produtos de higiene como o sabonete ficaram 4,28% mais caros. Gastos com lazer e entretenimento também puxaram o índice para cima. Ir ao cinema, por exemplo, ficou 3,92% mais caro.

O preço das passagens áreas foi um dos que registrou maior reajuste. Viajar de avião ficou até 10,16% mais caro. Já em relação aos combustíveis, houve perdas e ganhos. O preço da gasolina caiu 2,91% enquanto o etanol ficou 2,07% mais caro.

Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) teve variação de 0,10% em julho e ficou abaixo da taxa de 0,23% de junho. Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados de 14 de junho a 13 de julho e comparados com aqueles vigentes de 14 de maio a 13 de junho de 2011.

O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA; a diferença está no período de coleta dos preços.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]