Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Perspectiva

Inflação seguirá elevada em 2014, diz diretor do BC

BC já havia divulgado em dezembro, na ata do Copom (Comitê de Política Monetária), projeções de inflação de 5,6% para 2014 e de 5,3% para 2015

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, afirmou nesta quinta-feira (13) que a inflação deve permanecer elevada nos próximos dois anos, mas com tendência de recuo.

O BC já havia divulgado em dezembro, na ata do Copom (Comitê de Política Monetária), projeções de inflação de 5,6% para 2014 e de 5,3% para 2015 - acima da meta de 4,5% estipulada pelo governo.

Em Curitiba para a apresentação do Boletim Regional do Banco Central, Araújo destacou que "o caminho para a prosperidade passa por taxas de inflação baixas e estáveis", e que o BC irá "enfrentar a inflação". O indicador, no entanto, está "elevado e ainda mostra resistência", de acordo com a instituição.

Araújo reiterou uma declaração dada recentemente à imprensa pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que afirmou que "os juros estão subindo porque precisamos enfrentar a inflação". "É isso. Precisamos derrubar a inflação", afirmou o diretor.

Crescimento

O Boletim Regional do BC, referente ao trimestre encerrado em novembro de 2013, também informou que a atividade econômica mostrou "recuperação" no final do ano passado.

O IBC-BR (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) cresceu 0,3% na comparação com o trimestre anterior, puxado especialmente pelas economias do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Araújo destacou a forte demanda doméstica e o declínio na taxa de desemprego, que atingiu 5,1% em novembro do ano passado.

A perspectiva para este ano, de acordo com o BC, é que o crescimento continue "em linha com o que tivemos no ano passado", disse Araújo, mas em níveis mais moderados, especialmente no consumo e no crédito.

"As estimativas de continuidade da expansão do setor primário e o cenário de melhora gradual no ambiente externo delineiam, para os próximos trimestres, perspectivas de continuidade do crescimento da atividade econômica", afirma o documento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.