• Carregando...
 | Alexandre Carvalho/A2img
| Foto: Alexandre Carvalho/A2img

Um novo software de inteligência artificial pode ajudar a controlar epidemias monitorando a alimentação dos insetos vetores, aqueles capazes de transmitir doenças -- o Aedes aegypti, por exemplo. As informações são do site Science Daily.

A tecnologia é uma parceria do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Serviço de Pesquisa Agrícola) com as universidades da Flórida e Princeton. Os pesquisadores utilizaram a técnica de machine learning (aprendizado de máquina, em que o computador aprende via análise de padrões) para reconhecer os padrões de alimentação dos insetos.

No processo, é possível identificar quando o sangue do animal sugado pelo mosquito apresenta risco de estar contaminado e, consequentemente, de tornar o inseto um vetor. Isso é feito analisando a posição dos aparelhos bucais do hospedeiro, que varia quando há contaminação. O processo é chamado de gráfico da penetração elétrica (EPG, sigla em inglês).

Os algoritmos também foram usados para detectar novos padrões de alimentação de insetos e descobrir elementos de plantas que poderiam levar à interrupção da transmissão de patógenos. A descobertas poderão auxiliar no rastreio rápido e na interrupção da transmissão de patógenos causando doenças na agricultura, pecuária e saúde humana.

*Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]