• Carregando...
Ariel Alexandre fez sucesso com o Videolog, na era pré-Youtube. Agora, aposta do empresário é nos youtubers | /Divulgação
Ariel Alexandre fez sucesso com o Videolog, na era pré-Youtube. Agora, aposta do empresário é nos youtubers| Foto: /Divulgação

Enquanto muitos buscam se capacitar para começar a empreender, outros já nascem com esse instinto latente. Ariel Alexandre, 33 anos, já foi considerado uma das 10 maiores celebridades da internet no Brasil em 2008. Ele criou o Videolog, o primeiro portal de compartilhamento de vídeos que despontou em solo brasileiro em 2004, quando tinha apenas 21 anos. Em seguida, criou o e-commerce AmoMuito.com que aposta na venda de acessórios femininos online. Desta vez, o empreendedor em série lança a plataforma Celebritys, uma ferramenta de busca e contratação de “youtubers” (produtores de vídeo que tem canal do YouTube) para agências de publicidade.

Como funciona a plataforma.

Veja quem é Ariel Alexandre.

Com apenas seis meses de desenvolvimento e 15 dias de lançamento no mercado, o empreendimento já possui mais de 400 agências de publicidade cadastradas e cerca de 9 mil canais do YouTube disponíveis para fazer anúncio.

“A plataforma é resultado da união da minha expertise em varejo online e produção de vídeo; do meu sócio, no mundo da publicidade; e do nosso investidor, que possui conhecimento do meio artístico”, explica o empreendedor.

No centro do negócio, estão os youtubers de nicho e influenciadores, pessoas que por meio da internet ganharam voz para expor sua opinião e mostrar seu talento gerando conteúdo, seja sobre culinária, moda, cerveja, maquiagem, videogames ou qualquer outro tema. “Vejo essas pessoas como novos empreendedores que podem se tornar empresários de sucesso. São apaixonadas pela produção de conteúdo, e podem viver disso”, conta Ariel Alexandre.

“Vejo os youtubers como novos empreendedores que podem se tornar empresários de sucesso. São apaixonadas pela produção de conteúdo, e podem viver disso”

Ariel Alexandre

Os influenciadores com canais no YouTube representam atualmente grande conversão em campanhas de publicidade, formando um dos segmentos que mais cresce no mercado publicitário. A plataforma Celebritys explora esse novo nicho, oferecendo ferramentas para a profissionalização dos youtubers e os conectando com a outra ponta, as agências de publicidade interessadas em contratá-los.

Segundo Alexandre, a ferramenta resolve tanto o problema do youtuber, como da agência de publicidade e do anunciante. “Se o cliente tiver uma verba pequena para a campanha publicitária, pode encontrar um canal de YouTube de acordo com seu perfil e também do orçamento que dispõe”, ressalta.

Inicialmente, o Celebritys tem o YouTube como única mídia do seu portfolio, conta o empreendedor, “mas temos planos de investir em Facebook, Instagram e Snapchat futuramente”. Até agora, a startup já captou R$ 1,2 milhão de investimento e tem uma previsão ousada de 20 milhões de faturamento para os próximos três anos.

Como funciona

Para colocar a ferramenta no ar, foi realizada pesquisa de mercado a fim de compreender as necessidades das agências de publicidade e o que precisam para compor o plano de mídia, explica Alexandre. “Esse estudo também teve o intuito de entender quem tinha o melhor perfil para anunciar uma marca ou produto e qual a base de preço para construir um valor estimado para a precificação do serviço”, diz.

Com base nisso, a equipe técnica do Celebritys desenvolveu um algoritmo para descobrir quais são os canais que mais crescem no Brasil em cada uma das categorias inseridas na plataforma (moda, beleza, tecnologia, etc.). A programação permite também detectar quais são os melhores canais com base nos critérios de frequência de vídeos postados, visualização e engajamento do canal.

Layout de divulgação da plataforma: site é um menu de youtubers para o mercado publicitário Divulgação

Por meio de machine learning – técnica de inteligência artificial em que softwares aprendem por conta própria como agir ao analisar banco de dados, por exemplo –, o algoritmo detecta imagens não autorais, como as de televisão e filmes, filtrando somente os vídeos que priorizam a produção do youtuber. Além da qualidade e originalidade do vídeo, fatores como tempo de resposta, atendimento e comunicação contribuem para pontuar a favor do influenciador.

“A negociação é feita pela plataforma, que cobra margem de 10 a 20% do valor do serviço prestado, e acompanhamos todo o processo para que o Celebritys ofereça a melhor experiência possível tanto a agência quanto para os youtubers”, conta Alexandre.

Autodidata

Autodidata por natureza, Ariel Alexandre optou por não fazer faculdade e obter conhecimento por meio de experiências vivenciadas no mercado de trabalho. A veia empreendedora veio à tona muito cedo. Quando adolescente tinha uma empresa de locação de equipamento de som; e o hobby virou profissão, pois acabou trabalhando com rádio durante quase 10 anos.

Seu primeiro empreendimento online, o Videolog, antecedeu o YouTube no Brasil e tinha em média 5 milhões de visitantes por mês. Ao longo dos dez anos de existência, a plataforma de veiculação de vídeos arrecadou cerca de R$ 5 milhões em patrocínio e apoio. A empresa chegou a ter mais de 50 funcionários, sendo que 80% do time era comporto pela equipe de informática.

Em 2009, Ariel buscou explorar novas possibilidades que a tecnologia poderia oferecer. Pilotou com sua esposa, a empreendedora Vanessa Caldas, o e-commerce de acessórios femininos AmoMuito.com até 2014. Logística, atendimento, experiência ao cliente e redes sociais foram os pilares desse empreendimento.

Uma temporada no Vale do Silício no ano passado o inspirou para o lançamento do Reminds, um aplicativo para guardar e enviar lembranças através da música. A startup, da qual é sócio, foi aperfeiçoada em San Francisco, Califórnia, e passou por uma aceleração na Samsung. Com mais de 40 mil usuários e 25 mil músicas cadastradas, o desafio deste negócio reside na retenção dos usuários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]