• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta
| Foto: Henry Milleo/Gazeta

O serviço de mensagens WhatsApp pode ser vulnerável a intercepções, indica nesta sexta-feira o jornal britânico The Guardian, o que gera preocupação em torno a um aplicativo que se coloca como garantidor da privacidade dos seus usuários.

Segundo a publicação, as mensagens de WhatsApp podem ser lidas sem que seus usuários saibam devido a uma brecha de segurança na forma como a empresa implementou seu protocolo de criptografia de ponta-a-ponta.

O sistema conta com chaves de segurança exclusivas que são trocadas e verificadas entre usuários para garantir que as comunicações são seguras e não podem ser interceptadas por um intermediário, diz o jornal. Mas o WhatsApp pode forçar a geração de novas chaves de encriptação para usuários off-line “sem o conhecimento do remetente e do receptor das mensagens”, disse o jornal. Dessa forma, as mensagens que são enviadas para usuários offline podem ser interceptadas pelo WhatsApp.

O problema foi detectado por Tobias Boelter, pesquisador de criptografia da Universidade da Califórnia. Ele disse ao The Guardian que relatou tal vulnerabilidade ao Facebook em abril de 2016 e foi informado de que a empresa já estava ciente do problema, mas que não se estava trabalhando para resolvê-lo.

O Facebook, proprietário do WhatsApp desde 2014, afirma que ninguém pode interceptar as mensagens do aplicativo, nem mesmo a companhia ou seus funcionários, e que garante a privacidade de seus mais de um bilhão de usuários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]