• Carregando...
O veículo circula a 25 km/h e tem espaço para transportar 12 passageiros | ERIC FEFERBERG/AFP
O veículo circula a 25 km/h e tem espaço para transportar 12 passageiros| Foto: ERIC FEFERBERG/AFP

A Administração de Transportes Parisienses (RATP) realizou neste sábado (24) a primeira demonstração de um micro-ônibus elétrico sem motorista, revelando seu interesse pela tendência dos transportes autônomos e ecológicos.

Compacto e quadrado, o veículo branco percorreu durante toda a tarde (horário local) um circuito de centenas de metros às margens do Sena, sob o olhar curioso dos pedestres.

Leia mais sobre inteligência artificial e novas tecnologias

Sem volante e espaço para motorista, o micro-ônibus EZ10, da fabricante francesa Easymile, dispõe de espaço suficiente para transportar uma dúzia de passageiros de pé.

O veículo circula a 25 km/h e já foi testado em circuitos fechados em Holanda, Japão, Cingapura e no estado americano da Califórnia. Na Finlândia, foi testado em estradas.

Graças à tecnologia, ele adapta sua velocidade ao entorno e pode parar totalmente para a segurança dos pedestres e passageiros, segundo a empresa.

Antes da capital francesa, a cidade de Lyon testou em setembro seu próprio serviço de micro-ônibus sem motorista. Dois veículos Arma, da empresa francesa Navya, testados na Suíça, cobrem um trajeto de 1,3km em um novo bairro da cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]