Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cautela

Intenção de consumo das famílias diminui

Duas pesquisas divulgadas ontem mostram que consumidor está mais cauteloso | Gilberto Abelha/Jornal de Londrina
Duas pesquisas divulgadas ontem mostram que consumidor está mais cauteloso (Foto: Gilberto Abelha/Jornal de Londrina)

O consumo mostrou sinais de cautela em dezembro. É o que mostrou a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), índice calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e que teve queda de 0,2% neste mês em relação a novembro. A taxa foi considerada estável pela instituição. Em novembro, o indicador habia subido 0,3% contra outubro.

Para a CNC, o desempenho re­­for­­ça expectativa de crescimento do comércio varejista em torno de 5,8% nas vendas de Natal. Em dezembro, a queda foi influenciada por resultados negativos em capitais das regiões Centro-Oeste, Norte e Sul.

Na comparação com dezembro do ano passado, o ICF mostrou queda de 4,3%. Nesta comparação, todos os índices relacionados ao consumo e ao crédito registraram patamares inferiores aos de dezembro de 2010. Na avaliação da CNC, os bons resultados no mercado de trabalho têm impedido queda maior na confiança das famílias. A confederação chamou atenção para a aceleração da inflação no período, que corrói salários reais, impedindo crescimento mais robusto da renda.

Para a entidade, a tendência é de que o mercado de trabalho continue a manter a confiança das famílias em nível positivo. Isso porque o ritmo mais fraco da economia não foi capaz de reverter o processo de abertura de novas vagas no mercado de trabalho.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.