i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
serviços

Internet e telefone ajudam consumidor a economizar na horas das compras

Serviço telefônico e sites comparam preços e permitem economia de até 35%. Saiba ainda como estimar o preço das corridas de táxi

  • PorFernanda Trisotto
  • 02/01/2012 05:24
 |
| Foto:

Ter uma noção de quanto se vai gastar em determinada compra é uma ajuda e tanto para o planejamento financeiro. E para conseguir aquela sonhada folga no orçamento, sempre cai bem um descontinho, seja para o último lançamento tecnológico ou para o produto que faz sucesso em casa.

Para ajudar o consumidor, muitos sites disponibilizam ferramentas de comparação de preço. É só indicar o produto e a marca desejados que o buscador apresenta os menores - e maiores – preços encontrados. O que normalmente era mais usado para compra de produtos eletroeletrônicos ou livros, por exemplo, também está disponível para compras mais simples, como as de supermercado.

Na hora do planejamento, não é só a comparação de preços que importa. Alguns sites oferecem serviços que permitem calcular os gastos estimados com transporte, como o deslocamento por táxi em algumas capitais do Brasil.

A Gazeta do Povo selecionou três serviços desse estilo que estão disponíveis para Curitiba. Confira.

Disque Economia

Desde 1993, a prefeitura de Curitiba, por meio da secretaria de abastecimento, disponibiliza o serviço do Disque Economia. Diariamente, os preços de cerca de 300 itens de alimentação, higiene e limpeza são pesquisados em 16 supermercados da capital.

A divulgação dos preços é feita por telefone e internet. No site do Disque Economia, é possível montar uma lista de compras e comparar os preços entre os diferentes estabelecimentos pesquisados.

ServiçoO contato pode ser feito pelo telefone (41) 3262-6564, e-mail e site

* * * *

MercaFácil

Os preços de mais de 40 mil produtos de quatro redes de supermercados de Curitiba estão disponíveis para comparação no site MercaFácil. O sistema, criado pelos paranaenses Bruno Leal e George Christofis Neto, permite a busca por itens separadamente ou por lista de compras. Segundo os empreendedores do portal, a economia com a pesquisa é de cerca de 35% a cada compra, o que pode representar até R$ 4 mil poupados por ano, para uma família de quatro pessoas.

Segundo Leal, um sistema integrado de busca faz a captura dos preços, que são atualizados diariamente. O site começou a operar em dezembro, mas a expectativa da dupla é de ampliar o serviço, inicialmente para o estado de São Paulo, até atingir uma abrangência que vai do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo.

ServiçoMercaFácil

* * * *

Preço do Táxi

Quem não quer ter noção de quanto vai gastar em uma corrida de táxi? O site Preço do Táxi oferece um taxímetro online, que permite calcular o preço médio de um trajeto, em bandeira 1 e 2. O sistema usa uma base de mapas para calcular a distância média e o itinerário que pode ser feito pelos taxistas. O serviço está disponível para Curitiba e outras 17 cidades, entre capitais e grandes cidades de cada estado.

ServiçoPreço do Táxi.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.