O acesso às redes de dados (internet de alta velocidade) das operadoras de telefonia móvel é o principal problema que vem sendo enfrentado pelos consumidores, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A conclusão faz parte da segunda avaliação trimestral entre novembro de 2012 e janeiro de 2013 do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal, divulgada na semana passada.
O serviço de acesso à internet móvel não melhorou, de agosto do ano passado até janeiro deste ano. Todas as operadoras analisadas (Claro, Oi, TIM e Vivo) não conseguiram atingir a meta de acesso à internet, de 98%. No levantamento anterior de agosto, setembro e outubro de 2012 as operadoras analisadas também não conseguiram atingir a meta de conexões de internet móvel.
Por operadora, o levantamento aponta que a Vivo foi a que mais se distanciou da meta, com taxa entre 90% e 95%. As outras superaram os 95%.
Na análise dos serviços nas capitais e cidades com mais de 300 mil habitantes (81 cidades), a Oi foi a operadora com maior incidência de medições abaixo da meta (28 casos). A Claro ficou abaixo da meta em 20 casos; seguida pela Vivo, com 12 incidências de descumprimento da meta; e a TIM registrou 9 casos.



