• Carregando...
O inquérito envolvendo a Apple foi iniciado em 2014 e uma decisão final pode sair em março | Kimihiro Hoshino /AFP
O inquérito envolvendo a Apple foi iniciado em 2014 e uma decisão final pode sair em março| Foto: Kimihiro Hoshino /AFP

A Apple, maior empresa do mundo, pode ter que pagar mais de US$ 8 bilhões de impostos atrasados como resultado de uma investigação da Comissão Europeia (CE) a respeito de suas políticas fiscais, de acordo com análise da Bloomberg Intelligence.

A companhia de tecnologia, que indicou que vai recorrer da decisão judicial desfavorável, está sendo investigada por reguladores que acusam a criadora do iPhone de usar subsidiárias na Irlanda para evitar o pagamento de impostos sobre receita gerada fora dos Estados Unidos. O inquérito foi iniciado em 2014 e uma decisão final pode sair em março.

A CE argumenta que a divisão corporativa da Apple na Irlanda permite que a empresa calcule os lucros usando métodos de contabilidade mais favoráveis. A empresa calcula sua conta de impostos usando baixos custos operacionais, uma ação que reduz fortemente o que a companhia paga ao governo irlandês.

Walmart confirma fechamento de 60 lojas no Brasil

Companhia anunciou que fechará 269 unidades em todo o mundo

Leia a matéria completa

Enquanto a Apple produz cerca de 55% de sua receita fora dos Estados Unidos, a taxa de imposto estrangeiro é de cerca de 1,8%, de acordo com a análise. Se a Comissão optar por exigir um padrão de contas mais rígido, a empresa pode ter que pagar tributos a uma taxa de 12,5% sobre o lucro de US$ 64,1 bilhões gerados entre 2004 e 2012.

Conta de impostos

A situação da Apple é talvez um dos principais casos de empresas americanas sob a mira de autoridades europeias. O Starbucks, a Amazon e o McDonald’s também já tiveram suas políticas fiscais questionadas.

Em outubro, a Apple listou a análise de seus impostos como fator de risco a investidores. Além dos reguladores europeus, o Serviço Interno de Receita dos EUA também examina o retorno fiscal da companhia, informou a empresa de tecnologia. Caso a taxa de imposto mudasse, “a condição financeira, os resultados operacionais e fluxos de caixa poderiam ser afetados adversamente”, informou a Apple em relatório financeiro do ano fiscal de 2015.

O CEO da empresa, Tim Cook, negou que a companhia usasse truques para evitar o pagamento de imposto. Em entrevista recente à um programa da rede americana CBS, ele classificou as críticas dos legisladores americanos como “porcaria política”. Cook disse que o sistema tributário é obsoleto e precisa ser atualizado para uma economia digital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]