Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Caso Master

Investigado por ligação com PCC representou fundo em aquisição de resort da família Toffoli, diz jornal

Banco Master
Sede do Banco Master, em São Paulo. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Então sócio e executivo da Reag, Silvano Gersztel foi o representante de um fundo da gestora de ativos na compra de parte de um resort que pertenceu à família do ministro Dias Toffoli. Gersztel, que é investigado por ligação com a facção criminosa PCC, intermediou a aquisição de uma parcela do resort Tayayá, no Paraná.

Gersztel renunciou ao cargo em meio às investigações que levaram à liquidação da empresa. Segundo informações apuradas pelo jornal O Estado de S. Paulo, ele foi sócio da Reag por nove anos.

VEJA TAMBÉM:

O elo de Gersztel com o caso ocorreu por meio de Fabiano Zettel, cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro. Zettel era cotista de fundos de investimento administrados pela Reag, que utilizaram R$ 20 milhões na aquisição do resort. Em 2021, o fundo comprou 50% da participação de R$ 6,6 milhões de José Eugenio e José Carlos Dias Toffoli, irmãos do ministro.

Gersztel foi alvo de busca e apreensão na Operação Carbono Oculto, da Polícia Federal (PF), que investigou a Reag por suposto envolvimento em um esquema de combustíveis do PCC. A gestora sempre negou participação em atividades criminosas.

O Estadão informou que não conseguiu localizar Gersztel para comentar o assunto. Nem o ministro Toffoli, nem seus irmãos, deram declarações sobre o caso. Nesta semana, Zettel confirmou que foi cotista do fundo na aquisição do resort, mas afirmou ter deixado o investimento em 2022 e disse que o fundo foi liquidado em 2025. Já a defesa de Daniel Vorcaro declarou que ele “não tem, nem nunca teve, informação ou participação em negócios relacionados ao resort ou a quaisquer outros investimentos realizados por esses veículos”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.