Empresa entre as pequenas e médias que mais cresce no Paraná segundo a pesquisa "As PMEs que Mais Crescem no Brasil", elaborado pela consultoria Deloitte e a revista Exame PME, a Apetit Serviços de Alimentação, sediada em Londrina, registrou, entre 2009 e 2011, um crescimento de 498% em sua receita líquida. A alta média verificada anualmente é de 144%, o que a coloca no 3.º lugar no ranking do Sul e no 13.º posto em todo o país.
A presidente da companhia, Marcia Manfrin, que assumiu o posto há quatro anos, após ter passado pela diretoria de operações, fala sobre o que fez a empresa crescer tanto.
Qual o diferencial da companhia para justificar esse crescimento tão acelerado?
A administração de restaurantes empresariais é um segmento muito novo no Brasil, por isso adotamos métricas para tudo o que fazemos, com foco em uma gestão profissional. Tudo aqui precisa ser medido. Além disso, investimos muito nas pessoas, pois queremos que a nossa empresa seja a melhor para elas trabalharem. Investimento em tecnologia, para aprimorar as nossas métricas, e em pessoas. Nós sabemos que o restaurante é um organismo vivo dentro da empresa. É uma fonte de retenção de pessoal.
Como foi o planejamento da companhia para absorver todo esse crescimento?
Somos muito conservadores na Apetit. Avaliamos que temos que nos estruturar para depois crescer. Isso torna a nossa empresa sustentável e gera credibilidade aos clientes.
A Apetit atua em 175 restaurantes de 12 estados. O plano atual é crescer ou se estruturar?
A meta é crescer 33% em 2013 nos locais onde já atuamos. O nosso foco no ano que vem é na capacitação e retenção de pessoas: queremos manter e formar, com muito cuidado com nossas equipes.



