Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Preços

IPCA acelera para 0,78% em Curitiba

Índice na capital em janeiro ficou acima da média brasileira, que foi de 0,59%

A taxa de inflação subiu em janeiro, em Curitiba, com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficando acima da média nacional. A inflação das famílias curitibanas que recebem de um a 40 salários mínimos foi de 0,78% no primeiro mês do ano, o maior porcentual desde julho de 2005. Na média brasileira, o IPCA ficou em 0,59%.

De acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento da inflação foi reflexo do reajuste nos preços dos combustíveis, principalmente do álcool. Em Curitiba, o combustível subiu 13,33%, segundo o IBGE, pressionando o grupo transportes, que teve a maior elevação entre os nove pesquisados.

A gasolina, que tem 25% de álcool em sua composição, acompanhou o movimento e registrou alta de 1,19% em janeiro na média brasileira e 1% na região metropolitana de Curitiba. A gerente do Sistema de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, explicou que os combustíveis representaram a principal influência na inflação de janeiro no Brasil. Somados álcool, gasolina e ônibus urbanos representaram 0,25 ponto percentual, quase metade da inflação do mês. O IPCA também foi influenciado pelos automóveis novos, pois houve aumentos praticados pelas montadoras.

Outro grupo que pesou na inflação foi saúde e cuidados pessoais em decorrência dos aumentos dos planos de saúde e dos produtos farmacêuticos. O economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), Sandro Silva, lembra que em dezembro foi a queda dos preços dos remédios que segurou a inflação. Na época houve um acirramento na concorrência das grandes redes.

Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.