• Carregando...

O governo deve estender por mais três meses a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre automóveis, informou uma fonte do governo. A medida terminaria no dia 31 de março.

A redução do IPI foi anunciada em dezembro, depois da forte queda nas vendas de veículos no último trimestre de 2008. O governo considera que a medida surtiu o efeito esperado e avalia a possibilidade de prorrogá-la. O anúncio só deve ser feito no final do mês para não frustrar as vendas de março. O temor é que o consumidor adie a sua compra sabendo que terá mais tempo para adquirir um veículo novo mais barato.

O Ministério da Fazenda estimou que a desoneração temporária do IPI para automóveis durante três meses vai significar uma renúncia fiscal de cerca de R$ 1 bilhão.

A tabela do IPI para automóveis com validade até o final de março é a seguinte: carros de até 1.000 cilindradas terão alíquota reduzida de 7% para zero; carros acima de 1.000 até 2.000 cilindradas movidos à gasolina terão IPI reduzido de 13% para 6% e movidos a álcool ou flex, de 11% para 5,5%; carros acima de 2.000 cilindradas terão IPI mantido em 25% para os à gasolina e em 18% para os a álcool e flex; picapes de até 1.000 cilindradas terão redução do IPI de 8% para 1%; e de 1.000 até 2.000 cilindradas terão redução geral de 8% para 4% no IPI.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]