• Carregando...

A hidrelétrica de Itaipu bateu ontem mais um recorde histórico. Por volta da 1h, a usina alcançou a marca de 93.427.599 MW (megawatts) de energia produzida em 2008, superando o patamar anterior, de 93.427.598 MW, do ano 2000. A binacional brasileira e paraguaia vai terminar 2008 com o maior volume de energia já gerado no mundo em um ano.

A utilização de 18 das 20 unidades geradoras foi um dos fatores que contribuíram para a alta produção de energia do ano. Em 2000, data do recorde anterior, a hidrelétrica operava com 18 turbinas, mas nem sempre todas estavam funcionando simultaneamente em razão da necessidade de se fazer manutenção de uma ou mais unidades. A partir de maio de 2007, com 20 unidades disponíveis, a usina começou a usar todas as 18. A partir do próximo ano, novos recordes devem ser quebrados porque há possibilidade de as 20 unidades serem usadas ao mesmo tempo. Para isso, a binacional precisa selar um acordo com a Argentina e o Paraguai.

A quebra do recorde não significa que a usina precisou aumentar sua produção de energia neste ano, que se manteve nos patamares normais, mesmo com o rebaixamento do Lago de Itaipu registrado este mês em razão da falta de chuva. A estimativa da Itaipu era de chegar nesta época do ano com uma produção na marca de 95 milhões de MW. Mas isso acabou não ocorrendo porque houve redução no consumo por parte das indústrias, que reduziram a produção por conta da crise financeira internacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]