São Paulo - O Itaú Unibanco volta a financiar veículos novos em 72 meses a partir de hoje. Essa linha estava suspensa desde outubro do ano passado, mas com a sinalização de retomada do crescimento econômico no segundo semestre a instituição decidiu ampliar o prazo máximo, que era de 60 vezes. "Isso foi possível porque os consumidores estão mais conscientes. Não compram apenas por impulso", disse o vice-presidente executivo do Itaú Unibanco, Marco Bonomi.
O efeito do alongamento dos prazos será uma redução de cerca de 10% no valor da parcela na comparação com um plano de 60 meses. "Parece pouco, mas isso significa a entrada de 2 a 3 milhões de potenciais consumidores", explicou Bonomi.
Antes do alongamento dos prazo, a instituição esperava que essa carteira crescesse cerca de 13% no ano. Agora, a expectativa foi elevada para 15%. E nova revisão poderá acontecer, a depender da retomada da confiança da população na economia. No primeiro trimestre, o crescimento desses financiamentos foi de 1,9% na comparação com o estoque de dezembro.
Mais controle
Outro fator que pesou na decisão de ampliar o prazo é o comportamento da inadimplência. Segundo o executivo, os financiamentos feitos a partir de outubro apresentam níveis inferiores de atrasos. A maior qualidade decorre do aumento das exigências, como maior entrada e análise do perfil do comprador.
Bonomi explicou que a maior inadimplência está nos créditos concedidos em 2007 e no início de 2008, quando as exigências eram menores. "A inadimplência subiu no estoque desse período. Na nova safra a qualidade é excelente", disse.
Segundo dados do Banco Central, os atrasos acima de 90 dias chegam a 5,1% do estoque dos empréstimos concedidos para a compra de automóveis.
O Itaú Unibanco não pretende voltar a trabalhar com planos sem entrada. No plano de 72 meses, é exigido 20% do valor do veículo Segundo Bonomi, a média dos contratos para o financiamento de veículos novos é de uma entrada de 35%. A taxa de juros será de 1,57% ao mês.
Usados
Para os usados, o prazo máximo permanece em 60 parcelas mensais. O Itaú Unibanco detinha ao final do terceiro trimestre uma carteira de R$ 52 bilhões, cerca de um terço do mercado. Desse total, 65% foi concedido para automóveis zero quilômetro.
Bonomi espera ainda que o alongamento dos prazos dê um impulso para a indústria automobilística. Nos últimos anos, o crescimento desse setor foi beneficiado pela maior oferta de crédito.



