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Complexo do Alemão

Jogo on-line baseado na guerra ao tráfico desperta polêmica

Game criado por publicitário baiano coloca o internauta no lugar da polícia, com a possibilidade de impedir à bala a fuga de traficantes

Screenshot do jogo on-line: você atiraria para impedir que os bandidos escapassem? | Reprodução
Screenshot do jogo on-line: você atiraria para impedir que os bandidos escapassem? (Foto: Reprodução)

Em 4 dias, cerca de 230 mil pessoas acessaram o controverso Fuga da Vila Cruzeiro, jogo on-line criado por uma empresa baiana que consiste em atirar em traficantes fugidos do cerco policial na favela. A cada clique no mouse, um tiro e uma morte, com direito a estampido. Um marcador contabiliza os foragidos e os mortos.

As impressionantes imagens do alto da Serra da Misericórdia, feitas pela Rede Globo no início da ofensiva, serviram de base ao in­­ventor, o publicitário Neca Boul­losa, diretor da Pindorama Games. Ele jura que não teve a intenção de induzir ninguém à violência. "O game é um instrumento de discussão", diz. De Salvador, ele acompanhou a re­­percussão da gravação, feita do helicóptero da Globo. "As pessoas ficaram chocadas. Nos fóruns da internet, só se falava disso. Muita gente desejou que a polícia atirasse, para que os traficantes não fugissem. Tive a ideia de não colocar um objetivo no jogo. O jogo não tem fim porque o conflito não tem fim. Você não ganha pontos nem muda de nível se matar mais", explica. "A discussão está proposta: e agora, com a arma na mão, você atira ou não? A maioria esmagadora está vendo o jogo co­­mo uma catarse. As pessoas dizem que ‘lavaram a alma’."

A apresentação do jogo, disponível no mundo todo gratuitamen­te, pelo link http://www.kongregate.com/games/pindorama/fuga-da-vila-cruzeiro, é cautelosa: "O objetivo deste jogo não é matar os traficantes a sangue frio, tampouco deixá-los fugir. É apenas retratar aquele momento e dar a você a oportunidade de decidir", afirma Boullosa.

Em inglês, um dos internautas diz: "Esse jogo não precisa de um objetivo. Só precisa ser di­­vertido!!! Algo que você viu na tevê e imagina como seria com um final diferente." Outro, tam­­bém em inglês, critica: "O oportunismo e a pressa em fazer esse jogo fez (sic) com que fosse chato e sem sentido". Em português, um ri: "Ahaha, que coisa comédia (sic)".

No Twitter e no Facebook, o jogo foi dos assuntos mais comentados na semana passada – não por acaso, as imagens já haviam corrido computadores através do YouTube. Fuga da Vila Cruzeiro entrou no ar na segunda passada, ao meio-dia; duas horas depois, mil pessoas já haviam acessado.

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