
Representantes de cerca de 30 jornais de todo o Paraná estiveram reunidos ontem em Curitiba, na sede do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Paraná (Sindejor). Juntos, empresários do interior e da capital discutiram caminhos para fortalecer a atuação independente dos veículos de comunicação e aprovaram mudanças que devem garantir uma maior participação das empresas que atuam fora de Curitiba nas decisões do setor.Esta foi a primeira reunião realizada em conjunto com a Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná (ADI-PR), entidade que reúne 19 veículos do interior que recentemente se uniram ao Sindejor.
O grupo aprovou, entre outras medidas, a criação de um conselho deliberativo e de delegacias no interior do estado. Além disso, uma mudança no estatuto permite que, a partir de agora, a diretoria do sindicato seja composta também por representantes de veículos do interior até então, para se candidatar era preciso ter domicílio na capital. "A meta maior do nosso encontro foi fortalecer essa união entre os jornais de todas as partes do estado", diz o presidente do Sindejor, Paulo Pimentel. "O mais importante da reunião foi a vontade demonstrada por todos de participar, de trabalhar em conjunto", completa o advogado do Sindejor, Carlos Roberto Ribas Santiago.
Insumos
Entre as propostas discutidas ontem está a aquisição em conjunto de matérias-primas, principalmente papel, o que deve facilitar a negociação com os fornecedores, em especial para os jornais de menor porte. "Queremos juntar forças para conseguir um preço menor na compra de insumos", diz o presidente da ADI-PR, Jedaias Belga. "Nossa proposta, ao nos unirmos ao Sindejor, é fortalecer o sindicato, para que possamos reivindicar juntos essas e outras questões."



