O grupo de mídia RCS, dono do jornal italiano "Corriere della Sera", decidiu reduzir o tamanho da publicação para diminuir custos com impressão e papel. O periódico, um dos maiores do país, passará para o formato tabloide (em que as páginas têm, aproximadamente, 33cm de altura por 28 cm de largura).
Até hoje, o "Corriere" era publicado no formato berliner (aproximadamente 47 cm de altura por 32 de largura), comum a outros jornais europeus, como o "The Guardian" e o concorrente italiano "La Republicca"."Decidimos mudar o formato do "Corriere della Sera" para o tabloide, mais prático e fácil de ler", afirmou o diretor-geral de mídia do grupo, Alessandro Bompieri.Segundo Bompieri, a mudança representará flexibilidade em termos de impressão e importante economia em termos de processos e custo de papel.
A circulação diária do "Corriere" é de cerca de 464 mil exemplares, incluindo assinaturas digitais, assinaturas impressas e venda avulsa.
O novo formato já é usado pelo grupo na publicação do jornal esportivo "La Gazetta dello Sport". Além dos dois títulos, o grupo italiano também é dono de jornais na Espanha, edita livros e tem canais de televisão e rádios. Em 2013, as receitas do RCS alcançaram 1,315 bilhão de euros (cerca de R$ 4,31 bilhões), 13% abaixo do valor registrado em 2012.



