Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Novo recorde

Juro do cheque especial sobe 24,6 pontos no ano, aponta BC

Taxa é a que mais cresce entre as operações de crédito no País e bate recorde em julho, chegando a 162,7%

Os juros do cheque especial bateram novo recorde em julho, passando de 159,1% para 162,7% ao ano, o maior nível desde agosto de 2003. Entre as operações de crédito pesquisadas pelo Banco Central, a taxa é a que mais cresce no ano, registrando alta de 24,6 pontos porcentuais até julho.

Segundo o relatório de crédito do BC, as taxas médias de juros subiram pelo terceiro mês seguido. O levantamento aponta que a taxa média do crédito livre passou de 38% em junho para 39,4% em julho. Nas operações voltadas às empresas, a taxa média passou de 26,6% para 27,5% no período. Nos empréstimos para as famílias, o juro subiu de 49,1% para 51,4%.

Na mesma nota, o BC mostra que também subiram os spreads bancários - diferença entre taxa de captação e empréstimo. Na média, essa diferença passou de 24,5 pontos porcentuais para 25,6 pontos. Nas transações para as empresas, o spread subiu de 13,9 pontos para 14,5 pontos. Nos empréstimos para as pessoas físicas, aumento de 34,7 pontos para 36,6 pontos.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.