Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Consignado CLT

“O juro tá alto? Pega o empréstimo do Lula”, diz Gleisi

presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de transmissão de cargo e posse da ministra da secretaria de relações institucionais, Gleisi Hoffman
Contra juros altos, Gleisi Hoffman sugere que brasileiros peguem "empréstimo do Lula". (Foto: Jose Cruz/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, chamou o crédito do trabalhador, também conhecido como consignado CLT, de "empréstimo do Lula". “Apertou o orçamento? O juro tá alto? Pega o empréstimo do Lula”, disse a petista.

No vídeo, publicado no sábado (22), a petista explica como funciona e quem pode solicitar a nova linha de consignado liberada pelo governo. Gleisi afirma que a medida vai beneficiar "milhares de trabalhadores, oferecendo juros muito mais baixos e condições mais justas".

A ministra também destacou que a partir de 25 de abril, quem já tem um consignado vai poder migrar para o programa. “Trocando os juros mais altos que você está pagando pela taxa mais em conta do empréstimo do Lula”, disse Gleisi.

O crédito do trabalhador foi viabilizado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por meio de uma medida provisória para ampliar a oferta de empréstimo consignado, descontado em folha, para trabalhadores da iniciativa privada regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Como mostrou a reportagem da Gazeta do Povo, o governo pretende, com isso, estimular o crescimento econômico via crédito, num momento em que a economia dá sinais de desaceleração. Consequentemente, quer reduzir a desaprovação de Lula nas pesquisas junto ao eleitorado.

A medida, no entanto, é vista como um risco e analistas avaliam que ela pode pressionar a inflação, já que a economia brasileira está sobreaquecida, crescendo acima de sua capacidade.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.