• Carregando...

A Justiça Federal decidiu aceitar parte da denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra três diretores da construtora Camargo Corrêa com base em investigações da operação Castelo de Areia, realizada em março do ano passado pela Polícia Federal.

Os executivos responderão a processo por operação de câmbio ilegal com a finalidade de evasão de divisas e pelo crime de ocultar ou dissimular bens e valores provenientes de crime contra o sistema financeiro nacional, previsto na lei que trata de lavagem de dinheiro. O G1 procurou a assessoria de imprensa da empresa e aguarda resposta.

Na decisão, o juiz Fausto Martin De Sanctis rejeitou a denúncia feita pelo MPF contra os três diretores pelos crimes de formação de quadrilha e ocultação de crimes contra a administração pública ou praticados por organizações criminosas.

Também foi rejeitada a denúncia contra Kurt Paul Pickel pelos crimes de evasão de divisas e formação de quadrilha. Ele é apontado pelo Ministério Público Federal como doleiro, o que o advogado dele nega.

Suspeita de propina

O MPF afirma que, em três obras públicas em que a construtora venceu a licitação, os diretores teriam pago propina a partidos, agentes públicos e autoridades como secretários de segurança, presidentes de câmara municipal e diretores de empresas estatais.

Segundo o Ministério Público, para efetuar o pagamento das supostas propinas, que superaria R$ 4 milhões no total, o dinheiro era transferido para contas bancárias em nome de offshores em países como Estados Unidos, Suíça e Taiwan. Outro lado

No ano passado, diante de outra denúncia do MPF, a empresa afirmou, por meio de nota, que "está comprometida com as instituições, com a legalidade e com o desenvolvimento dos países onde atua, com seus profissionais, e vai cooperar com as investigações com postura à altura das responsabilidades e dos valores desta organização de 70 anos de contribuição para o Brasil."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]