• Carregando...

O primeiro leilão de energia eólica do país deverá ser realizado em novembro. A informação é do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, durante audiência pública na Comissão Especial de Fontes Renováveis de Energia, da Câmara. Ele disse que será realizada antes do leilão uma audiência pública para discutir as diretrizes do edital, depois a EPE deverá publicar uma portaria com todas as normas do leilão.

"É importante o Brasil se apropriar de conhecimento tecnológico, mas não é a energia eólica que vai garantir o abastecimento do país", disse Tolmasquim reconhecendo que o preço deste tipo de energia ainda é alto.

Uma das exigências que serão feitas é de que somente serão aceitos equipamentos novos nas usinas eólicas. Segundo Maurício Tolmasquim, o objetivo é evitar que sendo usados no Brasil as sucatas de outros países. Existem atualmente instalados no país dois fabricantes.

O presidente da EPE explicou também que não existe uma medição confiável dos ventos no país, por isto na hora de vender a energia a empresa poderá descumprir 10% para mais ou para menos do que foi contratado no leilão. Isto é, poderá ter uma margem de erro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]