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O escândalo da fraude no INSS provavelmente afetou milhões de aposentados e pensionistas. Segundo relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), que abrange o período de 2016 a setembro de 2024, cerca de 7,7 milhões de pessoas sofreram descontos em seus benefícios – o que corresponde a 22% do número atual de aposentadorias e pensões pagas pela Previdência Social.
O dinheiro descontado era repassado a entidades que diziam prestar serviços aos beneficiários. No entanto, a julgar por entrevistas da CGU com uma amostra de 1,3 mil pessoas, a grande maioria deles não era de fato filiada a essas associações nem tampouco autorizou os débitos – apenas 4% confirmaram filiação e 2% disseram ter permitido o repasse do dinheiro.
A Gazeta do Povo abriu uma enquete sobre o tema. Até o momento da publicação deste texto, 34% dos leitores informaram ter sido vítimas do esquema e 43% disseram que alguém da família sofreu descontos indevidos. Ainda há tempo para participar:
Vários leitores enviaram seus relatos por meio de comentários em reportagens sobre o caso ou outros canais, como e-mail.
Publicamos a seguir alguns desses depoimentos. Por questão de segurança e privacidade, optamos por identificar apenas o primeiro nome de cada leitor, eventualmente omitindo algum detalhe do relato.
Golpe conta aposentados e pensionistas do INSS: leitores relatam descontos indevidos
"Infelizmente está claro que o INSS tem toda a responsabilidade pelo esquema. Tenho tido o desconto e desde que o percebi venho tentando cancelá-lo no sistema, mas sempre aparece mensagem de inconsistência. No mês passado, consegui falar por telefone com a associação e me garantiram que não descontariam mais. Hoje consultei o extrato do próximo pagamento e lá está o desconto! É por demais claro que só tem truta! Chora Brasil!" - Armindo.
"Eu já tive desconto de um sindicato que nunca tinha ouvido falar, consegui suspender, porém não consegui ser ressarcido." - Carlos.
"Em 2024 houve o desconto na aposentadoria de uma amiga. Como ela não tem a menor experiência, entrei com recurso online, mas só foi suspenso após reclamação no Procon e na agência local. O desconto foi suspenso, mas não houve ressarcimento." - Celina
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"Em 2023, verificando o extrato, notei o débito, era a primeira vez. Fui até o posto do INSS e bloqueei diretamente. Até hoje mensalmente consulto o extrato e até agora não tive mais nenhum desconto dessa natureza. No entanto, há um vício dentro da instituição que permite eventos dessa natureza, pois o correto seria que nada poderia ser efetuado sem apresentação dos documentos assinados pelo tomador. E mais, a assinatura deveria ser reconhecida presencialmente em cartório." - Celso
"Minha mãe teve o desconto indevido. Começaram a fazer o desconto junto com o pagamento do décimo terceiro, por isso não percebemos a mudança no valor. Bloqueei o desconto pelo app do INSS. Estou aguardando ressarcimento. Procurei um advogado para isso." - Claudia
"Eu não autorizei nenhum desconto. Vão devolver meus 65 reais descontados todos os meses? Ou vai ficar para a quadrilha?" - Emerson
"Aconteceu com a minha mulher e comigo diversas vezes. Eu cancelava no 135 e logo outra entidade voltava a descontar. Não recebi do INSS nenhuma orientação sobre um possível bloqueio definitivo, que só vim saber ser possível por terceiros." - Flavio
"Estou também na planilha de "contribuintes compulsórios" de mais essa quadrilha que atua dentro do governo." - Florindo
"Em janeiro 2024, uma entidade descontou R$ 39,53 em minha pensão. De imediato bloqueei todo e qualquer futuro desconto. Procurei o Procon mas a entidade ignorou toda e qualquer intimação para audiência. Entrei com uma ação judicial e somente em novembro de 2024 consegui a indenização de R$ 3,5 mil. Na época redigi um texto de alerta e enviei para toda a minha lista de contatos, com autorização para repassarem infinitamente. Procurei também o Ministério Público da minha cidade, fiz a denúncia, mas infelizmente não levaram adiante." - Jane
"Sou aposentado do INSS. Diante da notícia fui conferir o contracheque e percebi um desconto de R$ 81,57 para uma associação. Nunca autorizei e sequer conheço a entidade. Cancelei via e-gov. Como vou recuperar o que descontaram? O INSS deveria ser proibido de fazer descontos sem autorização." - João
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"Como o aposentado com salário mínimo vai rever esse valor descontado? Da minha mãe descontaram quatro meses, até minha sobrinha conseguir bloquear." - Maria
"Meu sogro teve desconto durante um ano. Fiz com que devolvessem tudo o que tinham descontado. Um roubo descarado." - Márcio
"Eu trabalho em um Procon municipal há oito anos. Reparamos no aumento desses casos de descontos não reconhecidos no benefício. O modus operandi das empresas era sempre o mesmo. Cheguei a cogitar que deveria ter algum funcionário do INSS que vazava os dados dos beneficiários, mas não imaginava que o chefão estivesse no meio." - Priscila
"Desde que me aposentei, em 2019, fiz questão de deixar este status (de permissão para descontos) bloqueado. Para minha surpresa, em março deste ano, verificando o app em meu dispositivo, estava desbloqueado! Ainda bem que não realizaram nenhuma operação, seja de empréstimo ou desconto. Mas imagino que o "terreno" foi preparado. Mais importante: ao tentar redefinir o status para bloqueado, não me foi permitido! A quem interessa essa situação?" - Raimundo
"Posso falar com propriedade, pois aconteceu comigo. Descobri pelo Google o telefone da associação que estava descontando, liguei e tiveram a cara de pau de dizer que era para me proteger. Quando ameacei entrar na Justiça, pois não tinha assinado nada, eles mudaram e aceitaram cancelar e me devolver o que tinham cobrado." - Regina
"Esses ladrões ainda tiveram a audácia de "reajustar" o valor do roubo em minha conta no último mês antes de conseguir bloquear o desconto ilegal. Interessante é que entre 2023 e 2024 o meu acesso ao "Meu INSS" ficou bloqueado sem nenhuma explicação. Quando tentava acessar, aparecia a mensagem de que "não havia autorização para acesso" ou então "acesso negado", coincidentemente no mesmo período do início do roubo. Pretendo entrar com uma ação judicial para ressarcimento em dobro dos valores roubados, bem como indenização por danos morais e materiais." - Rosângela
"O roubo veio, no meu caso, em janeiro. Quando percebi, bloqueei no app e informei na ouvidoria. Levaram R$ 80." - Sérgio
"Eu sou aposentado, tenho 68 anos de idade. Já fui vítima com desconto de associação, mas resolvi isso pelo Procon-PR, sem devolução dos valores descontados indevidamente." - Sérgio
"Em outubro de 2024, fui descontada em R$ 77,86. Entrei em contato com o INSS pelo telefone para entender que desconto era esse. Fui bem atendida, porém pouco faltou para a atendente me dizer "se vire, o problema é seu" quando falei sobre a devolução do valor descontado. Solicitei ao INSS nesta ligação para bloquear tais descontos. No contracheque, tinha o nome da associação. Mandei e-mail, deixando bem claro que não autorizei tal desconto. Devolveram rapidamente. No mês seguinte, ou seja, novembro de 2024, mais uma vez veio o desconto de R$ 77,86. Mandei novo e-mail, mais uma vez bloqueei no Meu INSS qualquer desconto. Nesse segundo e-mail, eles solicitavam, além dos dados, uma selfie atualizada. Fui taxativa e disse: me recuso a tal procedimento. Eles sentiram que estavam lidando com uma pessoa esclarecida e logo mudaram de ideia, fazendo o crédito via Pix. Penso que a Dataprev também deveria ser investigada. É um absurdo o INSS passar os nossos dados." - Suely
"Eu fui vítima e não tive devolução. E a prisão desses bandidos? Inclusive o irmão do maior ladrão." - Vital
Como saber se você foi prejudicado pela fraude no INSS. E o que fazer
Para checar se você sofreu desconto que não autorizou e saber o que fazer em seguida, clique na reportagem a seguir:









